30.1.08

Inovação digital

Walter Longo, um dos diretores do Grupo Newcomm, criador do site Update or Die e fundador da antiga Synapsys tem autoridade pra falar de inovação (foi ele quem trouxe a MTV nos primórdios da TVA). Aqui no podcast da PodCasting Brasil ele faz isso. Ouça.

28.1.08

Cria para o Google

O Google está promovendo um concurso entre estudantes para promover os recursos do link patrocinado. Veja aqui como funciona.

Macmania

Você se acha fanático por Mac? Precisa conhecer os fundamentalistas. Aquele que matam e morrem por um novo iPhone. Que criam museus (um brasileiro). Que vão até as convenções pra ouvir o Steve Jobs. Essa tribo é tão curiosa que daria um filme. Aliás, já deu. Veja aqui o trailer.

O futuro está próximo

Veja aqui a tecnologia que nos espera daqui a dois anos. Nada tão distante que a gente não esteja aqui pra ver. Nem tão absurdo pra gente querer duvidar.

Contágio: como se pega um viral

A internet e seus usuários tem as suas particularidades. Consequentemente, a publicidade que se faz pra esse público, nesse meio, também tem. Conhecer algumas regrinhas é sempre uma garantia. Não exatamente de sucesso. Mas de que a coisa não vai ser um tremendo fracasso. Leia aqui algumas dicas sobre marketing viral.

25.1.08

História em gráficos

Ótimo site com infográficos criados para contar fatos históricos, recentes ou não. Veja a história da vida na terra ou uma forma didática e ilustrada mostrando as terminações para endereços de site de cada país (.br, .uk, .de, etc).

Abrindo o closet

Dani Santilli andou fuçando o closet virtual e achou muitas referências sobre sapatos. Mode, estilo, funcionalidade e esquisitice. Veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui. Esse último, aliás, é um blog de tendências atualizado pela Rexona.

22.1.08

Sem cabeça

Depois de Jack, Londres volta a acompanhar uma série de crimes misterioso. Um artista (ou ativista) saiu degolando anúncios expostos nas ruas. A cabeça dos modelos são substituídos e não escapa nada. Veja aqui. Notícia do CCSP.

21.1.08

Surpreenda ou morra

Qual vai ser o próximo lançamento da sua marca? O que ela vai oferecer de diferente? O consumidor está só esperando. E seu concorrente sabe disso. Aliás, hoje você nem sabe mais quem é o seu concorrente. A Apple acaba de virar concorrente da Blockbuster, com o lançamento do serviço de aluguel de vídeo. O cliente está cada vez mais informado de um lançamento lá no Japão e espera que a sua marca não decepcione. No último briefing gratuito da Trend Watching o tema gira em torno disso. Surpreenda seu público pois ele não engole mais qualquer coisa. Lá tem uma lista de sites que hoje se ocupam em vasculhar o que há de novo no mundo na área de moda, tecnologia, arquitetura, entre outras coisas. E garimpam o termo Creative Destruction pra ilustrar tudo isso. Quando você ouvir novamente o chavão "inove ou morra", lembre-se: Inovar é antes de tudo surpreender.

17.1.08

Propaganda ou protesto?

Substitua a palavra arte por publicidade na expressão "arte vira realidade" e veja essa reportagem da BBC. Lembra o comercial de Bravia. Manifestação artística, intervenção urbana, protesto, ação de guerrilha, marketing de emboscada ou um novo comercial?

13.1.08

Mais toys

No enviado por Déia Vianna, uma série de toys de papel selecionados e comentados aqui.

Lego e Michael Jackson

Este ano será lançado uma edição comemorativa dos 25 anos do álbum Thriller, de Michael Jackson. O disco e o vídeo revoluciou o mundo da música e dos vídeo clips, projetou a carreira do cantor e transformou o cara num ícone pop, etc. Só pra ter o quanto esse trabalho influenciou gerações, esse vídeo aqui foi filmado num presídio nas Filipinas. E aqui uma animação em stop motion com peças de Lego. Aliás, o objetivo inicial desse post era falar desses vídeos com Lego. Nesse link você encontra muitos outros bonequinhos reproduzindo clips e outros filmes famosos.

30 segundos

Bom, este vídeo começa a série dos 30 segundos. Lembrando uma era, quando o bom e velho comercial de tv tradicional era a jóia da publicidade. Essa é uma pérola. Outros vídeos com o mesmo estilo: de tão ruins merecem ser vistos. Esses posts também poderiam se chamar "Muito longe de Cannes". Divirta-se.

11.1.08

Reality business

No final de 2007, o programa Caldeirão do Hulk lançou mais um quadro no formato de reality show que tem tudo pra fazer o sucesso dos anteriores. Como idéia lembra um pouco o Ramsay´s Kitchen Nightmares, que passa atualmente na GNT. O chef que tenta salvar restaurantes à beira da falência ganhou uma versão local mas que não vai mostrar só empreendimentos voltados pra gastronomia. A idéia é levar profissionais respeitados pra ajudar os empresários em dificuldade num prazo de apenas uma semana. No primeiro, a inspiração ficou clara pois foi Alex Atala o convidado orientar o dono de uma cantina. Tem apelo, emociona e como estratégia de marketing parece ser uma boa: quem não vai querer experimentar o resultado desses lugares? Veja um resumão desse episódio aqui. Tem até link pra os vídeos.

10.1.08

Entre na Universidade

Artigo no Mundo Marketing fala sobre o mercado dos universitários e seu potencial para ações de marketing. Realmente um universo (trocadilho involuntário) pouco explorado. Veja aqui.

Lennon vai de ônibus

Foi inaugurado um novo ônibus do Projeto Lennon Educacional Bus. Um ônibus que circula pelos EUA com um estúdio a bordo. Crianças são convidadas a tocar, editar, cantar e produzir suas próprias músicas. Sem fins lucrativos, o projeto tem apoio de músicos e de algumas marcas. Produtos são criados a partir desse tour. Veja aqui a notícia sobre o novo ônibus e aqui o projeto. Lembra, de certa forma, a campanha do Hilton Hotel ctada nesse post.

Malabarista de prato

O Spoleto tem como característica ser um fast-food de cozinha italiana. Pra quem não quer sanduba na hora do almoço é uma opção. Mais que isso: quem também não quer apenas sentar na mesa e pedir um prato, você escolhe os igredientes (o chefe é você) e o cozinheiro não só prepara na sua frente como dá um show de malabarismo. Veja aqui o treinamento deles e como seus comerciais exploram esse talento que vai além da habilidade no fogão.

O que é marketing de performance

Bom, a idéia dos posts "O que é" neste blog é tentar explicar o que significa algumas das novas ferramentas de comunicação de forma menos ortodoxas. Com exemplos indiretos, humorados e involuntários. Não tão preciso, digamos assim. Mas a Agêcia Click fez uma animação que explica bem o que é isso. Baseado no Pesque e Pague, eles mostram o que é marketing de performance. No final, vendem seu peixe em todos os sentidos. Veja aqui.

Caindo na rede

A febre das redes sociais que vem desde o surgimento no Orkut (que parece a "religião" espírita, que só pegou mesmo no Brasil) e de outros como Facebook e MySpace, tem aqui uma análise interessante, indicado por Fábio Seixas.

9.1.08

Bill Gates aposentado

É oficial: o dono da Microsoft vai se aposentar. Não sabe bem o que vai fazer agora. Pra ajudar, fez um vídeo com as muitas opções "possíveis". Divirta-se com a participação de Bono Vox, Hillary Clinton e Barack Obama. Veja aqui.

Os avós dos cool hunters

Caçadores de tendências sempre existiram. O que eles viam como tendência em 1900 é o que conta como curiosidade. A revista Ladies Home Journal, uma publicação que dura até os dias de hoje, mostra as previsões para o ano 2000 quando o século 20 só estava começando. Veja aqui uma imagem do caderno com o artigo original e leia aqui o que estava escrito.

É de grátis

Chris Anderson é o editor da Wired que criou o conceito da Cauda Longa, o tal mercado de nicho que hoje movimenta milhões com a oferta de produtos para consumidores específicos ao redor do planeta. Em breve ele vai lançar outro livro com uma nova tese: a consolidação do mercado de produtos gratuitos ou de baixíssimo custo, não só na web. Dá exemplos como as ferramentas do Google e também de empresas aéreas como irlandesa RyanAir. Veja mais detalhes nesse artigo da Exame.

8.1.08

Eterno retorno

A economista Annie Leonard é uma ativista que pretende expor o ciclo que leva ao consumismo. Num documentário divulgado através do site "The Story of Stuff" ela explica como as corporações inventam e reinventam produtos que tem tempo pra começar e acabar, gerando novas necessidades de consumo. Como há sempre o outro lado, é bom lembrar um filme antigo dos anos 50 que toca de forma parecida no assunto mas também incluindo a perspectiva do trabalhador. Chama-se "O homem do terno branco" e mostra a revolta de patrões e empregados com a invenção de um químico que cria um paletó que não suja nem desgasta. Ou seja, sem o ciclo de renovação o consumidor não precisa de um novo produto, a indústria não tem mais pra quem produzir e os trabalhadores acabam com os empregos ameaçados.

Quanto valem

A Interbrand faz sua tradicional avaliação de marcas e lista as 10 maiores do Brasil. As 3 primeiras são bancos. A Natura é a única de bens de consumo. Veja aqui a análise de sobre cada uma.

O que promete pra 2008

Aqui você vê o que rolou de melhor e de pior em 2007, segundo o Wall Street Journal. E aqui o que promete pra este novo ano.