9.6.07

Links patrocinados

O que fez os rapazes do Google ficar bilionários não foi seu site de busca ou as centenas de serviços que foram criando a partir dele. Mas o conceito do link patrocinado. Com uma metodologia de busca eficiente o Google cativou uma audiência que passou a utilizar seus recursos pela relevância dos resultados. Com isso, os anunciantes foram atrás dessa mesma eficácia colocando publicidade nos links relacionados as palavras-chaves. Se você está em busca de "universidades" e "Califórnia", o Google tenta achar os sites mais próximos do que você quer a partir de um critério que cruza credibilidade da fonte, número de acessos, etc. Ao lado surge o anúncio de uma empresa relacionada. No exemplo em questão, ao lado do endereço da "Universidade da Califórnia" aparecem os links da EF e do STB, responsáveis pela viagem de milhares de estudantes interessados em estudar no exterior. O raciocínio é óbvio: se você está interessado no assunto a ponto de fazer a pesquisa no site é bem provável que você também esteja buscando informações sobre bolsas, passagens, cursos, etc. Certamente vai clicar em um dos links dos patrocinadores. Cada click converte-se em grana pro Google pago pelo anunciante. Daí vem 99% da sua receita contabilizada em bilhões. Portanto, novidades nessa área é motivo para ficar de olho pois pode vir delas os próximos bilionários da web. O Quigo, o Linkstorm e Vibrant Media são 3 possíveis concorrentes do Google nesse segmento. O Vibrant, por exemplo, destaca as palavras no próprio texto de um site, o que eles chamam de in-text. Ao passar o mouse abre-se uma janela que apresenta o anúncio na forma de uma mensagem, uma foto ou um vídeo (mais ou menos como acontece nesse blog através desta ferramenta Snap). No Brasil, a HotWords faz algo semelhante mas sem esses recursos. FoxNews, ESPN e USAToday já vêm adotando esses recursos como alternativas ao Google. Fique de olho.

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