Cannes 2008: mídia impressa
Bom, o resultado já saiu e o Brasil foi o grande vitorioso nessa categoria com 14 leões. A França que vem em seguida ficou com 10 e a Índia com 7, ocupando a terceira colocação. Tá sentido falta dos americanos e ingleses nessa lista? Pois você vai ter que ir até o final da fila pra achar os 3 leões dos EUA. E nem adianta procurar pelos da Inglaterra porque eles não ganharam nenhum. O que aconteceu? Perguntam alguns? Ficaram menos criativos? Erraram a mão? Que tal uma tese pra gente pensar? Esse dois mercados são os mais evoluídos na publicidade mundial. É a fonte de todo mundo na publicidade. Não devem ter retrocedidos, certamente. Mas sim avançado. Não é à toa que a agência do ano do Digital Lions é inglesa e os EUA tem chances de ganhar o Titanium & Integrated Lions com o incrível HBO Voyeur. Certamente, pra esses mercados, criar anúncio já não é mais grande coisa. Imagino que hoje eles devem olhar pra uma página de jornal e de revista como mídia com a mesma indiferença que muitos criativo vêem no Brasil a criação de um folheto ou mala direta. É coisa boba, básica, sem glamour. Coisa pra estagiário. Diferente de mercados como o brasileiro, algumas mídias que um dia foram relevantes estão realmente ficando secundárias. Ficaria de olho nessa tendência que parece dizer algo sobre o futuro da publicidade. Mídia impressa vai mesmo perder toda sua força?
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