28.8.08

JR. no RJ

O cara é francês, o nome é Jr. e seu trabalho circula o mundo. No momento, está com um projeto em exposição no Rio de Janeiro. Suas fotos em preto e branco (nesse caso) já foram estampadas em muros de vários lugares e agora está na favela da Providência. São ampliações enormes, coladas pela comunidade local nas fachadas de suas casas. Vejam aqui esse projeto que pretende retratar as mulheres de outros cantos do planeta.

Briga quente

Como se não bastasse a crise na Starbucks nos EUA, com fechamento de lojas e demissões, a McDonalds resolveu partir pra guerra declarada. Criou a campanha "unsnobby coffee" e esse site ironizando com os nomes complexos e diferentes da concorrente. Pretende promover suas lojas de café com uma série de ações. Veja mais nessa reportagem do AdAge.

Naka no Flickr

Como o assunto do post anterior foi EmpórioNaka, fomos dar uma olhada no Flickr pra ver o que rola por lá sobre a marca. Tem lá um monte de gente colocando modelos (certamente de outras coleções, pois a nova aguardem porque vem por aí) e nesse link os desenhos do César Finamore que expôs na loja da João Cachoeira no começo do ano, no lançamento da coleção outono/inverno. Boa oportunidade pra ver os trabalhos desse artista/publicitários e sua tara por pés.

Qual o seu mapa?

A Mappa está lançando o novo catálogo da EmpórioNaka. O conteúdo? Sugestões de lugares pra ir a pé, além dos sapatos e acessórios vendidos na rede, claro. Uma série de ações com base no conceito "Para onde você quer ir hoje?" está sendo elaborado. Aproveitando, aqui vai esse link com um site que tem uma proposta interessante e que lembra o nosso projeto pra EmpórioNaka. Eles solicitam que você envie mapa desenhados, criados e aplicados em qualquer plataforma: caderno, mão, papel, guardanapo, quadro-negro, etc. Diferente do catálogo que criamos, os lugares podem ser inventados. Mais uma dica da Mappa, fazendo juz ao seu nome : )

27.8.08

Navegador do futuro

Como a dica anterior, essa também é do B-Coolt (número 46). Tente entender como será a possível tecnologia de navegação no futuro nesse vídeos aqui, aqui e aqui.

Foto surpresa

O cara deixou uma máquina amarrada num banco da praça e quem quisesse pegar pra fotografar algo podia. O resultado tá aqui.

Pode copiar

Direitos autorais você sabe do que se trata? E Creative Commons, já ouviu falar? Bom, se você navega na web, já usou o flickr e outros site que oferecem essa licença pra o conteúdo, deve saber do que se trata. Mas aqui tem um explicação bem didática do assunto. Depois de ler, entre no link aqui e baixe as fotos que quiser. Faz parte de um projeto da Cia de Foto que estamos ajudando a divulgar. É uma boa forma de entender o que é Creative Commons na prática.

Show de pixel

Daqui a 16 dias começa o Pixel Show. Um evento que debate e expõe arte, design, fotografia e outras cositas más. Veja aqui os palestrantes, os preços e o que vai rolar por lá, no Memorial da América Latina. Como palestrante no evento, nosso amigo Marcelo Garcia.

24.8.08

Sessão pipoca

Você acha que pipoca é apenas aquela comprada na locadora ou no supermercado pra preparar no microondas e temperar com sal antes de ver um filme da locadora? Então você precisa conhecer a 479º Popcorn. Orgânica, com sabores tipo trufas, sal marinho, caramelo, amêndoas e castanhas, essa marca de pipoca pode ser encontrada na Califórnia, tem embalagens belíssimas e o dedo de quem se preparou no Le Cordon Bleu. Só assim pra descobrir que a melhor temperatura pra prepará-las são os 479 graus Fahrenheit. E você aí achando que um produto tão banal não poderia ser reinventado. Dica do Denis Santini.

23.8.08

CP+B: o que vem dessa vez?

Depois de criar a subservient chicken, depois de vender milhares de videogames, depois de tirar o Whopper das prateleiras, depois de fazer tudo isso para o Burger King, transformando seu cliente num dos maiores cases de marketing dos últimos anos, o pessoal da Crispin, Porter + Bogusky (Alex Bogusky, mais especificamente) lança um livro sobre dieta (apesar da sua divulgação dizer que não é). A Creativity diz que é mais ou menos como se o Leo Burnett decidisse falar dos males do fumo depois de criar o Mundo de Marlboro. Alguns acham que pode ser mais uma estratégia matadora da CP+B. Leia aqui e descubra mais.

21.8.08

El Toro

Quem nunca viu em filmes e fotos o toro Osborne? Uma peça de mídia exterior que virou ícone na Espanha. Se tivesse sido criada nos dias de hoje estaria em blogs e publicações sobre publicidade como uma ação inovadora e teria um nome bem atual, com branding alguma coisa no meio. Bom, a peça é dos anos 50 e não passa da boa e velha mídia exterior sendo bem utilizada. Conheça a história aqui.

20.8.08

Loucas por sapatos da Naka

Cica é famosa por sua coleção de sapatos. Agora que ela está contida, tem apenas um pouco mais de 100. É assídua frequentadora do EmpórioNaka (boa parte de sua coleção foi feita lá). Já deixou post no Loucas por Sapatos e aqui dá um depoimento no programa Saia Justa. Mulheres tem uma fixação impressionante por sapatos e não perdem uma promoção. Veja nesse blog a distância que elas percorrem pra conseguir seu par favorito.

7.8.08

Famosos da web brasileira

A idéia não é nova (vejam nesse post que tem quase 1 ano), mas reunir as "celebridades" tupinquins do YouTube pra lançar a operadora de celular AE OIU fez a diferença. Nossa web está cheia de gente que se promoveu voluntária e involuntariamente através dos vídeos que circulam na rede. Aqui, nesse clip, aparecem alguns: a nutricionista do sanduíche-iche, a atriz do tapa na pantera, a tiazinha do iu-tu-bi e outros que você certamente vai lembrar.

6.8.08

Merchandising do futuro

O que antigamente chamáva-se merchandising, hoje tem um nome diferente: product placement. Mas já pode ir esquecendo esse tipo de ação que procura inserir uma marca numa cena de filme porque segundo os analistas, a Apple acaba de inventar um formato mais sutil e sofisitcado. Já tem até nome novo: product homage. No último filme da Pixar, Wall-E a marca aparece através do som de um Mac ou na forma de um robô que lembra o design dos produtos da Apple, por exemplo. Leia sobre isso aqui, no site do CCSP.

5.8.08

Gravata ou guardanapo?

Para os homens que não gostam de usar gravatas, mas precisam improvisar algo, essa é ótima para guardar no bolso. Vai que surge um compromisso importante na hora do almoço. Dica da Alcione, da Mappa.

O orkut do cinema

Redes sociais e rede colaborativa são as palavras que parecem ter vindo pra ficar. A web é o canal disseminador, mas sair do próprio meio virtual para o real é a tendência. O já batido flash mob é um exemplo de como uma rede pode ser mobilizada pra sair em campo. Mas agora a sua aplicação comercial pode ser testada em outras ações menos performáticas. O pessoal da Rain, de cinema digital, criou um site em que as pessoas interessadas não só em cinema mas em determinado filme se reúnem para trocar informações e até promover seções especiais, exclusivas e fechadas pra um grupo. Se você gostaria de ver a versão restaurada de Macunaíma, por exemplo, já existem até o momento 124 pessoas mobilizadas para uma sessão no Odeon, do Rio de Janeiro. Entra e veja como funciona.

4.8.08

Cérebro eletrônico

Começa amanhã, dia 5, o File 2008. O evento internacional de arte eletrônica que acontece todos os anos em São Paulo. Vale a pena pela quantidade de experimentos com interação que artistas de vários cantos do mundo vêm desenvolvendo. Envolve arte, mas suas aplicações tem todo potencial para uso no meio comercial do tipo PDV, eventos, plataforma de mídia, etc. O que rola nesse tipo de evento, logo, logo pode ser visto nessas ações de marketing que a gente vê por aí. Confira no Centro Cultural da Fiesp, na Paulista.

22.7.08

Clip em 3D

Bom, se não leu sobre isso, certamente você vai ler em muito blogs e sites pela web. O Radiohead lança seu vídeo clip usando um recurso 3D diferente. Mas pra saber como foi feito, veja nesse link aqui. E interaja com ele através desse outro.

20.7.08

Cinema com cafezinho

Você é fão do David Lynch? E do café dele? A pergunta parece estranha, mas quem conhece os filmes do cineasta não deve se surpreender com qualquer coisa esquisita que venha da cabeça dele. Bom, até provar o café, nada demais. Mas é curioso ver as embalagens com uma foto sua na penumbra e a assinatura do próprio. O site onde se pode comprar os cafés do David Lynch também é meio esquisito e faz parte da sua loja virtual. Bom, vá lá pra conferir antes que você fique mais confuso.

16.7.08

Acenda uma vela

Mais um post com uma dica da Carol Luna. Uma vela que, segundo ela própria, gostaria de ter feito.

15.7.08

Design, estilo e humor.

Esse catálogo tem produtos maravilhosos, dá vontade de ter tudo. Segundo Carol Luna, redatora da Mappa, é de "ficar incrível!".

12.7.08

Pole Dance Marketing

A ação não é uma estratégia formulada por nenhuma agência moderninha. Quem criou não deve saber o que é marketing de guerrilha, ambient media, buzz marketing ou ambush marketing e coisas do gênero, mas que soube usar bem todos os princípio dessas ferramentas recentes isso soube. Conheça a "Deusa do Metrô" que pra chamar atenção contra o "puritanismo chileno" fazia a festa nos vagões do metrô até a polícia chegar. Agora que a pole dance virou moda, porque ninguém teve essa idéia antes pra vender lingerie por exemplo? : )

Marketing moderninho pra igreja

A Igreja Católica da Dinamarca parece que aderiu a conceitos mais atuais de marketing pra promover o espírito cristão. Veja essa piscina que lembra o feito de Jesus de andar sobre as águas. Em outras coisas não, mas no marketing os católicos estão em sintonia com os novos tempos. : )

Prefere o virtual ou analógico?

Esse teclado virtual, que utiliza uma projeção holográfica, já não é mais uma novidade. Você talvez já tenha visto pela web. E tá à venda. Agora uma versão "acústica" de um teclado pra computador, com visual retrô que lembra o teclado de uma máquina antiga, você não encontra pra comprar mas pode conhecer nesse link. Tem o modelo com fotos e todo processo de criação. Divertido.

4.7.08

Sua idéia é tão genial quanto você acha?

Quem diz que você criou algo incrível? Sua mãe, seu cliente, seu público ou você mesmo? Nesse post do blog Magaiver (bom conferir), uma boa reflexão sobre a nossa incapacidade de aceitar a crítica ao nosso trabalho. Uma leitura interessante, principalmente pra quem lida com criação.

26.6.08

Relógio de Titanium

Bom, quem acompanhou Cannes na última semana já deve ter a lista de premiados e conhecer quase todas as peças. Mas poucos delas você pode ter acesso da forma como foi pensada. O comercial você não viu na TV, o anúncio não viu na revista, a ação de guerrilha ou promocional você não viu na rua nem recebeu em casa como deve ter acontecido com o público alvo de cada campanha em seus respectivos países (isso quando realmente foi aprovada, executada e veiculada, claro). Mas nesse caso aqui essa campanha vencedora do Titanium não só temos o acesso ao case como também podemos ver e usar a peça vencedora da forma como foi pensada e pro veículo para o qual foi criada. Faz parte de uma açao de uma marca de roupas chamada Uniqlo que para difundir a marca mundialmente criou um relógio online. Isso mesmo. Simples assim. Só que é um relógio dançante e musical. Você vai lá no site deles, clica no link do Uniqlock, baixa o relógio pra seu computador ou coloca um link no seu blog ou site como fizemos aqui. Surge então um relógio com a hora local que você escolheu intercalado pela dança inusitada das modelos que usam as roupas da grife. Virou febre. Veja abaixo e entenda porque.

21.6.08

Música interativa

Segundo os próprios produtores é o primeiro clip interativo do Brasil. Pra interagir com o clip "Reversa" e entender como funciona essa interação clique aqui.

20.6.08

BBB: Bom e Barato e do Brasil

Olha, falamos nos posts sobre Cannes 2008 que não iríamos tratar de peças premiadas, apenas analisar algumas categorias. Mas pra não deixar passar, esses 5 comerciais do Lance Final ganharam prata e são um dos 4 leões brasileiros em filme. Divertido, inteligente, irônico, esperto, sacana, criativo e barato. Bom de ver. Deu saudades pois o Brasil sempre foi muito bom nisso quando não lutava tanto pra fazer propaganda com humor inlgês e estética argentina : )

19.6.08

Cannes 2008: mídia impressa

Bom, o resultado já saiu e o Brasil foi o grande vitorioso nessa categoria com 14 leões. A França que vem em seguida ficou com 10 e a Índia com 7, ocupando a terceira colocação. Tá sentido falta dos americanos e ingleses nessa lista? Pois você vai ter que ir até o final da fila pra achar os 3 leões dos EUA. E nem adianta procurar pelos da Inglaterra porque eles não ganharam nenhum. O que aconteceu? Perguntam alguns? Ficaram menos criativos? Erraram a mão? Que tal uma tese pra gente pensar? Esse dois mercados são os mais evoluídos na publicidade mundial. É a fonte de todo mundo na publicidade. Não devem ter retrocedidos, certamente. Mas sim avançado. Não é à toa que a agência do ano do Digital Lions é inglesa e os EUA tem chances de ganhar o Titanium & Integrated Lions com o incrível HBO Voyeur. Certamente, pra esses mercados, criar anúncio já não é mais grande coisa. Imagino que hoje eles devem olhar pra uma página de jornal e de revista como mídia com a mesma indiferença que muitos criativo vêem no Brasil a criação de um folheto ou mala direta. É coisa boba, básica, sem glamour. Coisa pra estagiário. Diferente de mercados como o brasileiro, algumas mídias que um dia foram relevantes estão realmente ficando secundárias. Ficaria de olho nessa tendência que parece dizer algo sobre o futuro da publicidade. Mídia impressa vai mesmo perder toda sua força?

Cannes 2008: mídia exterior

Bom, como o assunto nas rodas de publicidade é Cannes até o final desta semana, vai essa série de posts. Mas não vamos falar aqui de peças premiadas e sim aproveitar para entender o que podemos tirar de conclusões sobre a propaganda e suas tendências de acordo com o que está sendo visto por lá. Leia neste e neste link do blog Lá Fora, uma avaliação sobre as premiações em mídia exterior. Uma boa análise de como inscrever peças com potencial e o que podemos ou não considerar como mídia exterior nesses tempos em que todas as mídias parecem não se distinguir muito bem entre si.

18.6.08

Propaganda radical

Mais uma dica de Cristina Alcântara, da Espanha:

Sexo, escândalo e subversão, são os temas da exposição Radical Advertising que se pode visitar em Dusseldorf, Alemanha, até 17 de agosto. Lá se encontram muitas publicidades polêmicas que marcaram o final dos anos 80. A transgressão é a marca das peças que podem ser vistas na exposição. Segundo o site espanhol de marketing directo, "artes gráficas, moda avanzada, activismo político… cada vez se diferencian menos, si se sigue el concepto de la exposición. La publicidad se nutre en la estética de la subcultura." Ainda que se questione esse tipo de publicidade, vale a pena dar uma olhada.

13.6.08

Dispute corrida com um F1 real

Esse game já é um pouco mais sério do que o do posta abaixo. Mais elaborado e realmente revolucionário. Na Holanda eles estão desenvolvendo um game em que você disputa uma corrida de Fórmula 1 ao vivo, durante uma competição real. O jogo incorpora dados do que está acontecendo na pista, como velocidade, posição dos carros e diversas variáveis para que você possa em casa participar também com seu F1 virtual. Bom, virtual nesse caso está virando uma palavra desgastada. Veja aqui, também da BBC.

Destrua naves com xixi

Nessa reportagem da BBC, conheça um game desenvolvida na Belgica e instalado em mictórios. Você usa o xixi pra controlar o jogo e destrui naves ou esquiar. Pra quem achava o máximo destruir pedrinhas de gelo, isso deve ser mais interessante.

Todo mundo em Cannes

Quem não foi, acompanhe pela web. Tem esse aqui e esse outro. Pessoal do meio que está lá pra conferir ou pra julgar. Se aparecer mais, vamos postando. Se preferir, vá na fonte oficial por aqui.

11.6.08

Busca 3D

Aperfeiçoar o sistema de busca é um dos grandes objetivos de quem estuda e pesquisa pra internet. Criar uma ferramenta poderosa de inteligência artificial para saber distinguir uma pergunta ou uma palavra da outra com todas as suas possibilidade é o trunfo máximo. Já se falou muito sobre o assunto mas ainda estamos longe de algo próximo disso. Por hora, apenas alguns estudos e projeto vem sendo abertos para uso. O mais comum é a idéia do encadeamento de informações, formando teias com várias possibilidades a partir de uma única palavra. Mas a alicação de uma interface 3D - formato que segundo alguns vai dominar muitos dos recursos hoje disponíveis na web - é coisa pouco usual. Pelo menos num site de busca e com essa forma de interação. Esse projeto aqui simula a busca de imagens no Flickr a partir de palavras-chaves e suas variáveis na forma de planetas, asteróides, etc.

O maior desenho do mundo

Quem fez o maior desenho do mundo? O Erik ou a Nokia? Não há nenhuma disputa real e sim uma grande coincidência que vale citar aqui pela concepção de duas idéias baseadas no sistema gps. Um trajeto será desenhado num mapa através do uso de um localizador. A primeira proposta é resultado de um projeto acadêmico de um designer que colocou o sistema de gps numa valise e despachou para que ela circulasse pelo mundo. A idéia era gerar um desenho virtual em volta da terra. Pelo menos essa foi a sua intenção. O outro se baseia no mesmo princípio e serviu como ação para web da companhia Nokia. Divulga um aparelho com gps acoplado. Sutilmente vemos o produto. Um artista fala do projeto e pede sugestões de desenhos. Veja os dois exemplos aqui e aqui.

10.6.08

Vida real na propaganda

Cristina Alcântara é publicitária, sócia na HSM/Lukrem Marketing Direto, do Recife, e aproveita sua estada na Espanha para colaborar com a apresentação dos cases que vem conhecendo por lá. Segue o resumo de uma das palestras que ela assistiu. Leia abaixo que vale a pena.

Assisti à palestra de Pablo Alzugaray, diretor da Shackleton, que ganhou Cannes Direct Lion 2007. Ele apresentou várias campanhas, falou dos cases, das preocupações atuais da indústria, etc. Uma das campanhas a maioria deve conhecer pelo youtube. Para os que não conhecem, clique aqui e aqui. Para contextualizar: Julen Lopetegui é comentarista de futebol na Galícia, unidade autônoma onde está Santiago de Compostela, noroeste da Espanha. De repente, no ar, enquanto apresentava o programa futebolístico, o comentarista simplesmente desmaiou, sem ter nem pra quê. A agência Shackleton aproveitou o caso, contratou-o e criou a campanha "Por que desmaiou Lopetegui?" A cena do desmaio foi motivo de chacota em toda a Espanha. Ele estava meio desacreditado e humilhado. Ninguém sabia a razão de seu desmaio mas o Banco Gallego explicou: foi porque descobriu o depósito com 10% de juros. A Shackleton aproveitou o vídeo real e o complementou em estúdio, transformando o case numa campanha de marketing direto, explicando a razão do desmaio e criou o depósito financeiro Lopetegui. Nas agências dos bancos, colocou réplicas de Lopetegui desmaiado nos mais diversos pontos do banco, com as pernas em cima das mesas, etc. O comentarista ganhou "míseros 24.000 euros" - comparativamente aos ganhos do banco - tendo doado para a Bolívia em projetos de educação e criação de escolas. A campanha começou com um teaser na imprensa e internet, depois veio o vídeo e tudo o mais.

A grande sacada foi aproveitar um fato da vida real de grande repercussão nacional e contar uma história. Queriam modernizar a imagem do banco e atingir o público jovem. Pablo falou coisas simples como: vender ao anunciante a importância de criar uma real conexão com seus prospects e clientes, ou seja, não encher, mas entreter, interagir, participar da vida dele. Todas as campanhas mostradas seguem o mesmo lema e tiveram mídia espontânea, onde o produto vira notícia. Segundo ele, a maioria dos conteúdos publicitários são uma brilhante forma de aborrecer nossos clientes. Diz que estamos no renascentismo da comunicaçao publicitária, vivendo um momento de total recriação, de inflexão, talvez seja um momento de maiores repercussões do que foi a Revoluçao Industrial. A grande palavra atual nesse meio é se arriscar. Arriscar-se a errar. Fala da importância de buscar clientes que tenham esse espírito de ousadia, pois estamos pisando em terreno muito pouco conhecido por todos e quem se retrai diante desse novo mercado tende a desaparecer. Lembrou Charles Darwin que dizia que quem sobrevive no mundo não é quem é o mais inteligente, mas quem melhor se adapta às mudanças. Diz que a solução de comunicação já nasce integrada e é desmembrada nos meios e "hay que ser expert" em cada meio ou se associar aos experts, ou contratá-los. Porém, nao há mais mercado para o amadorismo. Finaliza dizendo (segue em portunhol, pois não soube escrever tal qual "hablado"): "No he venido para dicer como vai terminar tudo isso, mas como vai começar."

Centauro interativo

Segundo indica o vídeo é o primeiro filme publicitário interativo. Utiliza a nova ferramenta do YouTube que permite interação. Veja aqui como funciona nessa ação pra Centauro criada pela Salles. Dica do CCSP.

7.6.08

Faça um bilionário

Pouca gente talvez tenha a sorte de Mr. Ritchie, um mendigo de NY que, se depender da ajuda dos internautas, pode virar um bilionário. A proposta é que cada pessoa doe US$ 1 dólar, fazendo com que ele seja a próxima capa da Forbes. Disposto a ajudar? Clique aqui.

Grafitte em Movimento

Vejam o filme. Leiam o livro. (Pra quem gosta de grafitte e animação).

Quero um igual

Nesse post antigo, indicamos um dos sites brasileiros que vem ganhando investimento de uma ventura capital. Chama-se Boo-box. A idéia surgiu quando um dos fundadores, um garoto com bem menos de 25 anos, viu uma foto da Gisele Bundchen na internet. Ele pensou que as pessoas gostariam de usar o que ela estava usando na foto. E claro, se há quem compre há sempre alguém disposto a vender e a pagar por uma boa forma de divulgação. Ele criou essa ferramenta que permite postar em textos, fotos ou vídeos os links das lojas onde podemos comprar determinado item comentado num blog, por exemplo. Seguindo o mesmo princípio, mas de forma mais simples, foi criado também este site. Sabe aquela foto da celebridade que aparece nas revistas? Quer comprar o mesmo óculos, sandália, blusa ou bolsa que ela usa? Ou o café que ela está tomando? Clique aqui e veja as marcas de cada objeto que Eva Mendes está usando na foto e quem mais também usa.

Interface igual a brand

Aproveitando o post abaixo e fuçando bem, o pessoal do iA (Information Architects Corporation) tem uma teoria que se encaixa com perfeição ao que estamos buscando junto com alguns clientes e marcas na Mappa. Unir forma, função e gestão ao marketing como ferramentas essenciais de uma marca, como ferramentas de comunicação. Aliás, como essência da comunicação de qualquer produto ou empresa. A marca deve dizer algo por si só, antes mesmo de qualquer campanha publicitária. Ela tem que ter alma. E o próprio objeto já deve materializá-la. O resto, propaganda por exemplo, vem no rastro disso ou junto. Leia aqui.

Mapa de tendências

Os links mais cools, mais funcionais, mais úteis, mais inúteis e tudo o que você acha que a internet pode oferecer. Onde fica? Onde está? Qual o endereço, mesmo? Nada melhor do que um mapa pra localizar. Já que o nosso negócio é orientar, veja aqui o que você pode encontrar nesse mapa de tendências.

6.6.08

Onde estamos?

Quem tem seus 30 (e tantos) anos deve lembrar da série Cosmos, apresentada nas manhãs de domingo na Globo. O programa era uma aula de ciência, astronomia e humanismo, também. Tinha como mentor e apresentador o Carl Sagan, famoso astônomo e escritor americano responsável pela popularização de temas como buracos negros, vidas extra-terrestres, entre outros assunto que hoje são bem corriqueiros. Formou gerações. CD's com esses programas foram vendidos em banca recentemente numa promoção da revista Superinteressante, da Editora Abril. Talvez você ainda encontre algo aqui. E nesse outro link, um vídeo enviado pelo nosso amigo Fabrício que dá bem o tom claro, obejtivo e humano do Sagan. Sem mitificar nada e pondo luz sobre coisas obscuras que em geral viram crendices um tanto tolas. O vídeo é uma copilação de imagens de um produtora sobre um texto de Sagan. Legendado e tudo. Vale a pena ver.

5.6.08

Pra inspirar

Esta é uma entrevista com Alberto Seveso, um designer gráfico e ilustrador que desenvolveu uma técnica para aplicar imagens em vetor com fotos p&b. Dica do Jorge Brivilati.

For mac

Ícones pra deixar seu mac mais bacana. Dica do Luiz Otávio. Veja aqui.

Bem-vindo ao novo mundo

Resultado de um tour pelas principais agências do momento, as hotshops, a Revista da Criação lançou uma edição especial. Leia e tente não ficar com uma pontinha de inveja com o que os caras vêm conseguindo com propostas diferentes, ousadas e inovadoras. Aqui a versão online da edição e aqui um post antigo sobre o mesmo assunto.

29.5.08

Você gosta de aventuras?

Não é raro ver no exterior os jovens empreendedores bancados por fundos de "venture capital". Em geral, focados na área de tecnologia e inovações digitais para a internet. No Brasil esses "aventureiros" dos negócios ainda não são muitos. Os investidores ainda não se arriscam fora dos mercados tradicionais. Mas já existem fortes candidatos a serem nossos primeiros cases no meio web. O potencial de projetos como o Boo-Box e o Ikwa são a prova disso. Os dois sites estão hoje na carteira da Monashees Capital, uma venture capital nacional que vem apostando nessa área. Veja aqui uma reportagem do Mundo S/A, programa da Globo News, falando do tema e usando esses mesmos exemplos.

28.5.08

Mídia exterior ou mídia digital

Quando se fala em plataforma digital, pensamos imediatamente em internet e celulares. Mas pra nossa surpresa, é nos espaços de mídia exterior que se proliferam as principais ações de marketing digital. As chamadas Out-of-home respondem hoje por algumas das mais avançadas e difundidas práticas para esse tipo de publicidade. Veja esse artigo traduzido pelo blog Lá Fora.

25.5.08

Monstro do dia

Quer saber qual o monstro do dia? Stefan Bucher desenha pra você. Descubra aqui. Dica do Luiz Otávio.

21.5.08

Criar sem limites

Agência criando longa metragem e inscrevendo filme no festival de Tribeca. Agência criando produtos próprio e colocando a venda em site de ecommerce. São os novos tempos. A Mappa está dividida em 4 áreas que pretendem se ocupar também desses projetos. Na Gestão de Conteúdo e Projetos e na área de Inovação em Negócios, estamos desenvolvendo documentários e também alguns produtos, pra nós mesmos ou pra os clientes. Novos tempos.

13.5.08

Palestra grátis

Baixe aqui a palestra do Craig Davis promovida pelo CCSP. Ele é o responsável pela guinada criativa da JWT e este ano vai presidir o júri de filmes em Cannes.

Pernas pra que te quero

Campanha indicada pelo site Lá Fora pra um hidratante da Lux. Veja aqui.

8.5.08

No país da moda

Dança, roupa, música eletrônica, web, cabelo com gel, anos 80. Essa mistura tem gerado uma nova moda entre os jovens pelas ruas de Paris segundo essa reportagem da BBC. Alguém tem fotos e vídeos desse fenômeno Tecktonik?

Não tão sustentável assim

Bom, seguindo nessa linha de posts questionando "mitos", aqui uma pesquisa sobre o quanto o papel reciclado é tão bom assim pra questão da sustentabilidade. O processo parece diperdiçar mais energia do que o papel comum. Ainda tem muitas questões a serem analisadas sobre o tema onde há controvérsias até mesmo entre ambientalistas. Tava fácil demais essa de salvar o planeta apenas plantando árvores como forma de compensação.

Não tão real assim

Nessa reportagem da AdAge, mais uma discussão sobre a legitimidade da Dove ao adotar a campanha "Real Beauty", tão admirada e premiada. Agora o tem é: as mulheres reais que aparecem nos anúncios são tão reais assim? Ou tem algum retoque? Outras desse blo sobre o tema aqui, aqui e aqui.

Inovação e design

Vez por outra tomamos conhecimento de palavras e expressões que não fazem parte do nosso vocabulário. Por conta de um acidente aéreo, passamos a ter familiaridade com o termo "motor reverso". Por conta de um assassinato, a substância "luminol" entra no nosso dia-a-dia com a mesma frequência com que falamos de sabão em pó. Mas há casos em que certas palavras não são exatamente novas pra gente. Aliás, são bem antigas mas resurgem com novos significados, uma nova dimensão, novo uso, etc. Parece que a gente usava sem saber pra que servia. Inovação é uma delas. Design também. De uns anos pra cá, inovação e design passaram a ter uma presença na nossas vidas como se nunca tivéssemos ouvido falar disso. Inovação era algo que designava uma coisa que parece diferente. E design estava relacionado a tudo que tem a ver com bacana, bonitinho, etc. Mas hoje não é bem assim. Teóricos de vários tipos, desde filósofos até gurus de gestão usam esses termos de outra forma, como se fosse coisa recente. Nesse texto, uma explicação razoável sobre design e porque isso anda cheirando a um termo novo apesar de ser tão antigo e difundido. Com vocês, o design thinking.

5.5.08

Advinha quem fez

O novo comercial da Pepsi reúne suas grandes estrelas do futebol, é uma super-produção com locações diversas e tem um ritmo alucinante de ações. Quem criou foi o publicitário da vez. Advinha. Veja aqui.

25.4.08

Para ler no banheiro

Quando for ao banheiro, a partir de agora, não precisa mais enrolar aquela revista debaixo do braço ou entrar constrangido com um livro na mão pra ler lá dentro. Basta comprar esse papel
higiênico aqui. Tem clássicos, poesias e crônicas impressas para todos os gostos. O interessante é que idéia surgiu a partir de uma peça de teatro. A vida imitou a arte e bem que soa como estratégia de marketing pra promover a peça ou um desdobramento de um produto (teatro) que virou outro (papel higiênico). Notícia da BBC Brasil.

Blogs novos

Dois blogs recentes como dica. Um sobre marketing e relacionamento com cliente criado pelo Diretor de Marketing e de Relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco, com bons exemplos de cases e análises de algumas estratégias não só da própria empresas como de outras marcas. E o outro blog é do Duda Mendoça, sobre marketing políticos e causos do próprio Duda, que parece estar de volta aproveitando que este é um ano de eleições.

22.4.08

Maluco pra tudo

Você não sabe como arrumar dinheiro de um jeito diferente? Esse cara aqui sabe. Ele vende uma foto do céu, exclusiva, por US$ 10. Por US$ 250, lê o Pequeno Príncipe em Wall Street em pleno horário de trabalho. E manda envelopes vazios por apenas US$ 3. Tudo documentado. Se você acha o cara pirado, devia conhecer quem anda comprando. Dica do B-Coolt.

Pegando carona

O Fábio Resende é um diretor de arte brasileiro. Teve empresa, trabalhou em agências no Brasil, está na Suécia e vai pra RGA, a famosa agência americana premiada em Cannes, entre outras coisas, pelo Nike Plus. O cara tem menos de 30. Portanto, pegar carona com o rapaz pode te levar a lugares interressante como dá pra notar. Segue alguns dos últimos links do seu blog que achei os mais legais. Este é de um jogo que foi criado por um designer chamado Kian, que desenvolve outros games utilizando flash e java com algumas técnicas muito boas e inusitadas como esse aqui. O Sonopia também é outro link indicado pelo Fábio que aposta num modelo de negócio diferente para explorar a telefone, pois você cria sua própria operadora e ainda ganha dinheiro com ela. E pra mim, o melhor de todos, uma ação criada pela editora Penguin onde seis autores contam uma história e podemos ver seu desenrolar através do Google Map. Veja aqui.

21.4.08

Ranking da inovação

Você já deve ter lido isso em algum lugar nos últimos meses. Mas a Business Week resolveu oficialiar elegendo a Apple como a companhia mais inovadora. Nessa edição da revista, eles elegem outras 49. E pra ir na contra-corrente da inovação, veja esse ranking de 7 coisas que eram pra ser revolucionárias mas não deram muito certo segundo a ComputerWorld.

O futuro é aqui

A Philips está promovendo uma exposição denominada Casa do Futuro. Projetos interativos apresenta tecnologias que, quem sabe, vão estar em breve na casa da gente. Nada tão diferente do que rola em exposições do tipo mundo a fora. Leia aqui sobre essa dica de Fernanda.

14.4.08

Use a criatividade

Nesse artigo da AdAge, uma discussão sobre os modelos de remuneração e de trabalho nas agências. Ainda não há um consenso sobre como uma agência deve cobrar. E o que exatamente cobrar. A única conclusão de fato é que as agências precisam mudar suas práticas e vão ter de usar a criatividade para
encontrar a forma mais rentável pra manter o negócio.

9.4.08

Cool e Uncool

Semana passada a revista Creativy convidou a Santa Clara para editar a sua versão online. Eles optaram por abordar o conceito inverso do cool, tão em voga. E fizeram uma lista de coisas que não são assim tão "bacanas", diferentes e inovadoras. Talvez por isso mesmo, são tão interessantes quanto o garimpo que os famosos e "mudernos" coolhuntings fazem. Uma das dicas é esse site. Mas aproveitando a deixa, vai aqui esse link da revista online b-cool. Como o nome já diz, sugere coisas bem "cool", bem "trends" pra se fazer, ver, comprar, etc. É brasileiro, editado por uma equipe de gente "antenada" que traz além de um guia de lazer interessante, dicas como essa aqui.

31.3.08

Mobile: ainda não é agora

Artigo na AdAge explica porque este ainda não é o ano do mobile marketing, diferente que se difunde atualmente. Leia aqui e veja se concorda.

28.3.08

Publicidade e polêmica

Tem quem acredite naquele ditado: falem mal mas falem de mim. Muitos publicitários seguem isso como um mantra. E haja propaganda polêmica, chocante,
controversa. Aqui uma seleção de 50 delas feita pela revista TrendHunter.

Quanto vale uma celebridades

O assunto não é novo. E a fonte é a Exame do ano passado. Mas vale a pena ter esses dados sobre os níveis de credibilidade dos famosos numa campanha publicitária. Enquanto alguns passam imagem que avalizam um produto de forma consistente e outros apenas chamam atenção pela beleza, há figuras como a Gisele Bundchen que segundo os especialistas pode fazer as ações e uma marca subir simplesmente por aparecer num dos seus comerciais ou anúncios. Leia aqui e aqui.

26.3.08

Publicidade smart

O Nick Lauda, além de ter sido um grande piloto de F1 está se mostrando um cara esperto na área de marketing. Criou o LaudaMotion e está alugando 1 carro Smart por 1 hora ao preço de 1 euro. Em troca dessa bagatela você, motorista, vira uma mídia móvel pois os carros são adesivados com publicidade. Bela alternativa ao Cidade Limpa, heim?

Vai colaborar?

Acaba de ser lançado um novo jornal gratuito em São Paulo, seguindo a tendência do Metrus e Destak. Agora segmentado para os universitários, a publicação OffLine terá distribuição quinzenal. E no primeiro número uma entrevista muito interessante do brasileiro Jean Paul Jacob, um respeitado nome do meio acadêmico americano e consultor da IBM na área de tecnologia. Ele fala sobre a tendência das redes sociais e os recursos colaborativos de hoje em dia. É um entusiasta. Diz que inclusive a forma de ensinar vai mudar. Aliás, já está mudando. Leia aqui.

Páscoa novamente

Apesar de passado da época, tem a ver. A Tectoy trouxe para o Brasil o Nabatag, uma febre lá fora. Na forma de um coelho, esse gadget eletrônico fica sincronizado com a rede wireless. Muda de cor, mexe e faz sons de acordo com algumas funções que você programa: se chegar emails, por exemplo, ele avisa. Tem uma série de recursos que você pode conhecer aqui. Na verdade pode até formar uma comunidade com outros Nabatags. A decisão de trazer para o Brasil faz parte de uma estratégia da Tectoy que passou a adotar um novo posicionamento desde o ano passado (incluindo mudança de marca). O foco agora são tecnologia inovadoras e produtos com esse perfil do que eles chamam de cool toys. Coisas bacanas, numa tradução mais abrangente. Mais um presente pra completar a lista do post anterior sobre a Páscoa.

25.3.08

Carros podem voar?

Empresa de mídias promocionais divulga uma mídia inusitada. Carros infláveis. As réplicas são perfeitas. Dica do Lá Fora.

Presentes de Páscoa

Durante a Páscoa a Mappa criou um hotsite pra Amor aos Pedaços onde as pessoas podiam personalizar um paper toy na forma de coelho. Um presente que resultou em mais de 12 mil acessos em 14 dias. Mas esse ano o tema já rendeu alguns outros gadgets diferentes e um pouco mais sofisticados em termos de tecnologia. Os ovos de Páscoa ganharam formas e funções futurísticas, muito além do simples recheio de chocolate. Veja aqui nessa galeria do UOL.

19.3.08

You Tube dos sapatos

Não é apenas um site sobre sapatos. Um blog sobre novidades do setor. Um portal com tudo o que você precisa saber sobre calçados. Shoetube é tudo isso junto, mais um site de vídeos, de informações e uma rede colaborativa para quem gosta de sapatos e afins. Dica da Déia.

17.3.08

Preste atenção

A AdAge perguntou aos bloggers citados no Power150 (veja post sobre isso aqui) quais a novidades que devemos estar atentos pra 2008. Veja a lista e os comentários de cada um nesse link.

Como visto na TV

A NBC lançou semana passada o seu próprio YouTube. Com uma grande de programação com filmes recentes de diversas séries de televisão, o acesso agora está livre para qualquer usuário nesse link.

13.3.08

Lojas exclusivas e colaborativas

O universo da web vem contiminando também o mundo físico com idéias retiradas de recursos que começaram a ser difundidos online. Os convites disputados a tapa pelo Orkut lá no seu começo agora vem sendo utlizado nessa proposta da Superexclusivo. Um serviço de e-commerce onde só pode comprar quem tem a senha ou um convite enviado por usuários já cadastrados. Quer comprar também? Entre na lista de espera. E pra completar, chegou ao Brasil um formato wiki de vendas. Isso mesmo, o estilo colaborativo agora numa loja que aluga espaço (nichos) para pequenos empreendedores colocarem seus produtos à venda. Para se manter no local, o "lojista" precisa atingir uma meta de vendas equivalente ao preço do aluguel do seu espaço. Ou seja, se tiver gente comprando o produto é sinal que ele passou pelo crivo dos clientes. Conheça aqui a Endosso, prestes a ser instalada em São Paulo, com uma proposta muito semelhante a da InQbox, que surgiu em Singapura.

Pernas pra que te quero

Se você gosta de sapatos, vá correndo acessar esse blog escrito em espanhol. Segundo o Radar 55, tem tudo lá. Uma dica em comemoração ao lançamento da nova coleção da EmpórioNaka, que começa hoje com direito a um novo site, novo conceito e até a uma exposição de arte inédita no Brasil, lá na loja da Rua João Cachoeira, em SP. Mais sapatos? Tem também esse site aqui, nacional, com gente falando de suas loucuras por eles.

10.3.08

Thinkers dos negócios

Conheça os mais influentes gurus no mundo dos negócios nesta lista em que desponta o indiano C.K. Prahalad, autor do livro The Fortune at the Bottom of the Pyramid.

Mac x PC

A briga já rendeu muita discussão entre apaixonados por Mac e aqueles que não não largam seu PC velho de guerra. Ano passado a Apple não foi nem um pouco sutil e partiu pro ataque. Na sua campanha publicitária colocou um personagem interpretando o Windows (a cara do Gates) e outro representando a marca do Steve Jobs (a cara desse, também). Neste link indicado por Fernanda, assistente de arte daqui da Mappa, todos os filmes da campanha comentados e dublados em português.

9.3.08

Como pode haver empresários no Brasil?

Mais ou menos como o clássico fenômenos dos besouros, que não foram feitos para voar mas voam, os empresários brasileiros também vivem em condições em que parece ser impossível sobreviver. Quem faz esse questionamento e uma análise da questão tributária no Brasil é a The Economist. Notícia da BBC. Aproveite pra ler também esses outros dois artigos sobre assunto semelhante, aqui e aqui.

6.3.08

Kassab designer?

E não é que o Prefeito Gilberto Kassab pode levar um prêmio de design pela Lei Cidade Limpa. O "Clean City Law" está concorrendo a um prêmio de design gráfico do The Design Museun de Londres. Veja no site do CCSP.

5.3.08

Passatempo no metrô

Ação para revista Coquetel no Metrô do Rio. Veja aqui essa dica do Lá Fora.

Inove ou morra?

Essa expressão que virou o mantra da vez na cabeça de muitos executivos e diretores de marketing está sendo contestada pelo sempre polêmico Al Ries, da AdAge (o cara que um tempo atrás disse que a propaganda iria morrer e seria ocupada pelos RP's). Mesmo que você não goste do cara vale a pena ler esse artigo em que ele questiona a necessidade de algumas marcar em inovar. Fala da indústria de automóveis, do Google, da Apple e outros. Ele acredita que as marcas devem trabalhar com um foco para serem líderes da sua categoria. A inovação deve ser usada para atingir esse objetivo. Fora disso, não pode ser uma estratégia de negócios por si mesmo.

4.3.08

Porque somos uma empresa de comunicação

A partir desse post começa uma série com algumas premissas que definem um pouco a maneira de pensar da equipe Mappa. Em nossas apresentações para clientes, fornecedores e funcionários procuramos deixar claro que não somos uma agência de propaganda. Por um motivo simples: nosso trabalho não é agenciar (intermediar) fornecedores e mídias, mas decidir junto com nossos clientes sobre quem deve trabalhar conosco para executar o que criamos e onde devemos veicular (expor) nosso trabalho para atingirmos nossos objetivos. Sim, fazemos propaganda. Inclusive a "tradicional", seja lá o que isso signifique. Não temos vergonha disso. Mas a propaganda é apenas uma das ferramentas da comunicação. No nosso entendimento, design, engenharia, tecnologia e gestão também dizem muito sobre um produto. "Mesmo que você não queira, você está sempre comunicando algo pra alguém", diz nosso texto de apresentação. Por isso fazemos comunicação. Consequentemente fazemos negócios. Uma coisa não está separada da outra. Não deve estar. Um mal produto, uma engenharia ou design equivocado influem diretamente nas vendas. Um modelo de negócio incosistente pode interferir nos resultados. Mas antes que interpretem errado, é bom esclarecer que a Mappa não faz tudo. Evitamos o discurso de que somos multidisciplinar ou full service e coisas do gênero. Apenas pensamos com o cliente o que fazer, como fazer e com quem fazer para tornar seu produtos e marca vitoriosos. Nos posts futuros, vamos detalhar porque design, engenharia, tecnologia e gestão são peças fundamentais da comunicação. E porque esses elementos devem ser aliados da propaganda e do marketing, não inimigos dela. Acompanhando esses posts, você vai entender porque somos uma empresa de comunicação.

2.3.08

É de grátis 2

Depois que a economia do grátis (veja num post abaixo) tomou forma e vem conseguindo viabilizar sua produção, parece que você pode ser mais exigente do que naquela antiga expressão que dizia "grátis, até injeção na testa". O último relatório da TrendWatching faz um apanhado das mais recentes propostas de serviços e produtos gratuitos. Isso inclui até os jornais que viraram febre no Brasil, como Metro e Destak. Existe inclusive um blog dedicado somente a eles. Veja o relatório aqui e o blog nesse link.

Comercial célebre X Celebridade em comercial

Se você acha que hoje tem muita celebridade fazendo propaganda, veja esse comercial antigo da Chevrolet. Na verdade, uma grande produção com mais de 30 segundos e num cenário do seriado Bonanza.

1.3.08

É de grátis

O editor da Wired, Chris Anderson, responsável por disseminar o termo "cauda longa", volta com outra boa teoria. A economia do grátis é uma tese que tenta mostrar como vem evoluindo o acesso a tecnologias que antes eram caríssimas. Hoje a tendência é que os custos cheguem a zero, o que justificaria a oferta de serviços e produtos gratuitos como os do Google. E como prova essa que é uma das marcas mais valiosas do mundo, dá pra viver (muito bem por sinal) nessa economia. Baseada em publicidade e outras forma de remuneração, o usuário final acaba ganhando. A tese é a premissa do livro que o Anderson está lançando. Veja matéria na Exame, aqui.

Vou de táxi

Livros e gurus de marketing tem aos montes. Mas as vezes é na rua que encontramos alguns cases realmente surpreendentes. O Marcelo Cherto, no seu blog, mostra que a intuição pode gerar um grande case. Um taxista que não poupou esforços pra se diferenciar. Só lendo (e vendo) pra entender. Veja aqui, aqui e aqui.

Que instrumento é esse?

Esse é do blog do produtor Dudu Marote. Um revolucionário contralador de áudio que mistura o uso de cubos coloridos reais e a interação deles com um software de música. Veja aqui.

Engenharia + design

A Ideo, uma das mais renomadas empresas de design do mundo, responsável por alguns dos mais inovadores equipamento que hoje usamos ou jea fez parte do nosso dia (mouse da Apple e Palm, por exemplo), tem sido constantemente lembrada não só pela capacidade de criar objetos mas de incorporar o espírito da inovação nas empresas. Dois sites mostram como eles pesquisam e disseminam sua visão. Um mostra algumas peças de design que foram selecionadas pela inspiração, empatia e intuição ao longo dos último anos. Cada case é explicado pelo CEO Tim Brown. Em outro site, o consultor em engenharia Andrew Burroughs mostra soluções para o mundo sob o ponto-de-vista de um engenheiro. Com o nome de Everyday Engineering, ele lança no site o seu livro.

Quero minha IPTV

O antigo slogan da MTV pode ser adotado agora para a web. A quantidade de sites que podem ser acessados como quem liga a TV teve seu boom no final do ano passado. E aqui vai uma lista, talvez um pouco datada (mas boa como referência) de softwares que transmitem canais pela web. Falando nisso, você pode ter não só o seu canal favorito pra assistir mas também para criar sua própria programação. Alguns já fazem isso, mas o YouTube acaba de anunciar que vai disponibilizar uma ferramenta que permite a transmissão ao vivo (por streaming) de um programa, palestra, depoimento. Você senta diante da câmera e fala ao vivo em "rede mundial". Veja aqui notícia no AdNews.

28.2.08

Blogs poderosos

A AdAge criou um ranking com os blogs sobre marketing, publicidade e mídias, mais influentes, mais acessados ou recomendados. O editor Todd Andrlik adotou um método que reúne a pontuação de diversos blogs em língua inglesa indicados por sites como Technorati e Bloglines, além de um critério pessoal. O resultado é essa seção atualizada com os blogs mais poderosos por ordem de pontuação.

23.2.08

Jesus Cristo Super-Herói

Depois do antigo musical Jesus Cristo Superstar, agora é a vez de vê-lo como herói de histórias em quadrinhos. Nas Filipinas na forma de mangá pra celular. Na Inglaterra, em HQ mesmo com Cristo vivendo as aventudas bíblicas na forma de um super-herói. No primeiro caso a ação vem sendo cuidada pela Conferência Episcopal. No segundo, por um desenhista mas que vem recebendo elogios de religiosos. Notícia da BBC.

100 anos de propaganda

Segundo artigo da Exame, a primeira peça publicitária do Brasil surgiu com a vinda da família real para a colônia. Junto com ela tivemos nossa primeira gráfica e jornal. Consequentemente viram os anúncios. O primeiro anunciava uma casa no RJ. Veja o artigo aqui e aqui um vídeo comentando as peças.

22.2.08

Os mais inovadores

Quem são os mais inovadores do mundo? Segundo a Fast Company de março são esses aqui. Confira.

19.2.08

Complete a capa

Tem gosto pra tudo nessa vida. O que a internet fez foi permitir que você mostre seu gosto, hobbies, idéias ou a falta pra todo mundo. E dá pra fazer barulho com qualquer coisa. Por exemplo, complete a capa de um CD com o seu corpo. Você pega a capa de um LP (vinil) do tipo War, do U2, e tenta colocar seu corpo pra completar o rosto do menino que aparece lá. Depois é só postar na web. Tem site e tudo. E já tem lojas e empresas interessadas. Veja a notícia aqui em mais detalhes e conheça o site do Sleeveface. Pra saber como você pode fazer a sua capa, veja nesse vídeo.

17.2.08

Luxo para todos

Quando muitas gente questiona a eficácia dos comerciais tradicionais, a Louis Vuitton aposta no seu primeiro trabalho pra TV. Um comercial de 90 segundos filmado na Espanha, França, Itália e Japão. E como o assunto é marca de luxo, veja aqui a animação de James Jean para a Prada lançada durante a Semana de Moda de NY. Dicas do Radar X.

11.2.08

Liga e desliga

Uma boa xícara de café não deixa apenas você ligado. Deixa a xícara também. Veja essa aqui.

Marketing espacial

A Nasa pretende recrutar novos astronautas para lançar mais foguetes nos próximos anos. Pra isso abriu concorrência entre agências digitais de Londres para desenvolverem uma campanha na web. Veja aqui a notícia no Diário de Bordo da M&M.

9.2.08

Dicas do Google

O que faz do Google uma empresa inovadora? Um dos seus diretores Jim Lecinski revela aqui.

7.2.08

Visitando as agências

Quer conhecer as agências quentes do momento pelo mundo? Regina Augusto apresenta cada uma delas numa viagem que vem fazendo e publicando no blog do Meio & Mensagem, Diario de Bordo. Entre por aqui.

4.2.08

Não temos vaga

Em março de 2006, a revista Fast Company publicou uma lista prevendo o desaparecimento de alguns tipos de empregos. Segundo a revista, seis deles não existirão mais em 2016. Revendo a lista, estamos esquentando a notícia já que faltam agora oito anos pra repensarmos se nossos empregos estão em perigo. O dos blogueiros, por acaso, não está. Veja aqui : )

30.1.08

Inovação digital

Walter Longo, um dos diretores do Grupo Newcomm, criador do site Update or Die e fundador da antiga Synapsys tem autoridade pra falar de inovação (foi ele quem trouxe a MTV nos primórdios da TVA). Aqui no podcast da PodCasting Brasil ele faz isso. Ouça.

28.1.08

Cria para o Google

O Google está promovendo um concurso entre estudantes para promover os recursos do link patrocinado. Veja aqui como funciona.

Macmania

Você se acha fanático por Mac? Precisa conhecer os fundamentalistas. Aquele que matam e morrem por um novo iPhone. Que criam museus (um brasileiro). Que vão até as convenções pra ouvir o Steve Jobs. Essa tribo é tão curiosa que daria um filme. Aliás, já deu. Veja aqui o trailer.

O futuro está próximo

Veja aqui a tecnologia que nos espera daqui a dois anos. Nada tão distante que a gente não esteja aqui pra ver. Nem tão absurdo pra gente querer duvidar.

Contágio: como se pega um viral

A internet e seus usuários tem as suas particularidades. Consequentemente, a publicidade que se faz pra esse público, nesse meio, também tem. Conhecer algumas regrinhas é sempre uma garantia. Não exatamente de sucesso. Mas de que a coisa não vai ser um tremendo fracasso. Leia aqui algumas dicas sobre marketing viral.

25.1.08

História em gráficos

Ótimo site com infográficos criados para contar fatos históricos, recentes ou não. Veja a história da vida na terra ou uma forma didática e ilustrada mostrando as terminações para endereços de site de cada país (.br, .uk, .de, etc).

Abrindo o closet

Dani Santilli andou fuçando o closet virtual e achou muitas referências sobre sapatos. Mode, estilo, funcionalidade e esquisitice. Veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui. Esse último, aliás, é um blog de tendências atualizado pela Rexona.

22.1.08

Sem cabeça

Depois de Jack, Londres volta a acompanhar uma série de crimes misterioso. Um artista (ou ativista) saiu degolando anúncios expostos nas ruas. A cabeça dos modelos são substituídos e não escapa nada. Veja aqui. Notícia do CCSP.

21.1.08

Surpreenda ou morra

Qual vai ser o próximo lançamento da sua marca? O que ela vai oferecer de diferente? O consumidor está só esperando. E seu concorrente sabe disso. Aliás, hoje você nem sabe mais quem é o seu concorrente. A Apple acaba de virar concorrente da Blockbuster, com o lançamento do serviço de aluguel de vídeo. O cliente está cada vez mais informado de um lançamento lá no Japão e espera que a sua marca não decepcione. No último briefing gratuito da Trend Watching o tema gira em torno disso. Surpreenda seu público pois ele não engole mais qualquer coisa. Lá tem uma lista de sites que hoje se ocupam em vasculhar o que há de novo no mundo na área de moda, tecnologia, arquitetura, entre outras coisas. E garimpam o termo Creative Destruction pra ilustrar tudo isso. Quando você ouvir novamente o chavão "inove ou morra", lembre-se: Inovar é antes de tudo surpreender.

17.1.08

Propaganda ou protesto?

Substitua a palavra arte por publicidade na expressão "arte vira realidade" e veja essa reportagem da BBC. Lembra o comercial de Bravia. Manifestação artística, intervenção urbana, protesto, ação de guerrilha, marketing de emboscada ou um novo comercial?

13.1.08

Mais toys

No enviado por Déia Vianna, uma série de toys de papel selecionados e comentados aqui.

Lego e Michael Jackson

Este ano será lançado uma edição comemorativa dos 25 anos do álbum Thriller, de Michael Jackson. O disco e o vídeo revoluciou o mundo da música e dos vídeo clips, projetou a carreira do cantor e transformou o cara num ícone pop, etc. Só pra ter o quanto esse trabalho influenciou gerações, esse vídeo aqui foi filmado num presídio nas Filipinas. E aqui uma animação em stop motion com peças de Lego. Aliás, o objetivo inicial desse post era falar desses vídeos com Lego. Nesse link você encontra muitos outros bonequinhos reproduzindo clips e outros filmes famosos.

30 segundos

Bom, este vídeo começa a série dos 30 segundos. Lembrando uma era, quando o bom e velho comercial de tv tradicional era a jóia da publicidade. Essa é uma pérola. Outros vídeos com o mesmo estilo: de tão ruins merecem ser vistos. Esses posts também poderiam se chamar "Muito longe de Cannes". Divirta-se.

11.1.08

Reality business

No final de 2007, o programa Caldeirão do Hulk lançou mais um quadro no formato de reality show que tem tudo pra fazer o sucesso dos anteriores. Como idéia lembra um pouco o Ramsay´s Kitchen Nightmares, que passa atualmente na GNT. O chef que tenta salvar restaurantes à beira da falência ganhou uma versão local mas que não vai mostrar só empreendimentos voltados pra gastronomia. A idéia é levar profissionais respeitados pra ajudar os empresários em dificuldade num prazo de apenas uma semana. No primeiro, a inspiração ficou clara pois foi Alex Atala o convidado orientar o dono de uma cantina. Tem apelo, emociona e como estratégia de marketing parece ser uma boa: quem não vai querer experimentar o resultado desses lugares? Veja um resumão desse episódio aqui. Tem até link pra os vídeos.

10.1.08

Entre na Universidade

Artigo no Mundo Marketing fala sobre o mercado dos universitários e seu potencial para ações de marketing. Realmente um universo (trocadilho involuntário) pouco explorado. Veja aqui.

Lennon vai de ônibus

Foi inaugurado um novo ônibus do Projeto Lennon Educacional Bus. Um ônibus que circula pelos EUA com um estúdio a bordo. Crianças são convidadas a tocar, editar, cantar e produzir suas próprias músicas. Sem fins lucrativos, o projeto tem apoio de músicos e de algumas marcas. Produtos são criados a partir desse tour. Veja aqui a notícia sobre o novo ônibus e aqui o projeto. Lembra, de certa forma, a campanha do Hilton Hotel ctada nesse post.

Malabarista de prato

O Spoleto tem como característica ser um fast-food de cozinha italiana. Pra quem não quer sanduba na hora do almoço é uma opção. Mais que isso: quem também não quer apenas sentar na mesa e pedir um prato, você escolhe os igredientes (o chefe é você) e o cozinheiro não só prepara na sua frente como dá um show de malabarismo. Veja aqui o treinamento deles e como seus comerciais exploram esse talento que vai além da habilidade no fogão.

O que é marketing de performance

Bom, a idéia dos posts "O que é" neste blog é tentar explicar o que significa algumas das novas ferramentas de comunicação de forma menos ortodoxas. Com exemplos indiretos, humorados e involuntários. Não tão preciso, digamos assim. Mas a Agêcia Click fez uma animação que explica bem o que é isso. Baseado no Pesque e Pague, eles mostram o que é marketing de performance. No final, vendem seu peixe em todos os sentidos. Veja aqui.

Caindo na rede

A febre das redes sociais que vem desde o surgimento no Orkut (que parece a "religião" espírita, que só pegou mesmo no Brasil) e de outros como Facebook e MySpace, tem aqui uma análise interessante, indicado por Fábio Seixas.

9.1.08

Bill Gates aposentado

É oficial: o dono da Microsoft vai se aposentar. Não sabe bem o que vai fazer agora. Pra ajudar, fez um vídeo com as muitas opções "possíveis". Divirta-se com a participação de Bono Vox, Hillary Clinton e Barack Obama. Veja aqui.

Os avós dos cool hunters

Caçadores de tendências sempre existiram. O que eles viam como tendência em 1900 é o que conta como curiosidade. A revista Ladies Home Journal, uma publicação que dura até os dias de hoje, mostra as previsões para o ano 2000 quando o século 20 só estava começando. Veja aqui uma imagem do caderno com o artigo original e leia aqui o que estava escrito.

É de grátis

Chris Anderson é o editor da Wired que criou o conceito da Cauda Longa, o tal mercado de nicho que hoje movimenta milhões com a oferta de produtos para consumidores específicos ao redor do planeta. Em breve ele vai lançar outro livro com uma nova tese: a consolidação do mercado de produtos gratuitos ou de baixíssimo custo, não só na web. Dá exemplos como as ferramentas do Google e também de empresas aéreas como irlandesa RyanAir. Veja mais detalhes nesse artigo da Exame.

8.1.08

Eterno retorno

A economista Annie Leonard é uma ativista que pretende expor o ciclo que leva ao consumismo. Num documentário divulgado através do site "The Story of Stuff" ela explica como as corporações inventam e reinventam produtos que tem tempo pra começar e acabar, gerando novas necessidades de consumo. Como há sempre o outro lado, é bom lembrar um filme antigo dos anos 50 que toca de forma parecida no assunto mas também incluindo a perspectiva do trabalhador. Chama-se "O homem do terno branco" e mostra a revolta de patrões e empregados com a invenção de um químico que cria um paletó que não suja nem desgasta. Ou seja, sem o ciclo de renovação o consumidor não precisa de um novo produto, a indústria não tem mais pra quem produzir e os trabalhadores acabam com os empregos ameaçados.

Quanto valem

A Interbrand faz sua tradicional avaliação de marcas e lista as 10 maiores do Brasil. As 3 primeiras são bancos. A Natura é a única de bens de consumo. Veja aqui a análise de sobre cada uma.

O que promete pra 2008

Aqui você vê o que rolou de melhor e de pior em 2007, segundo o Wall Street Journal. E aqui o que promete pra este novo ano.