31.12.07

Moda, tendências e feliz 2008

Os 3 links a seguir são dica do Radar 55.
1) O blog do MoMa que decidiu fazer uma exposição virtual através de um blog que é atualizado diariamente mas tem dia certo pra acabar. Até o 13 de abril você pode conhecer detalhes do acervo de moda do Museu em NY. Os posts falam de cada peça e da sua criação e criadores;
2) A lista com a próxima geração de talentos na moda, fotografia, design, etc que a WallPaper selecionou. Acreditam que eles prometem muito pra 2008;
3) E a ótima idéia do viral que a Taschen está promovendo pra este fim de ano. Disponibilizaram imagens do seu acervo de livros para que as pessoas possam enviar como cartão de Natal e Ano Novo. O envio é online e pra cada imagem, eles indicam o livro de onde saiu com preço e tudo. Ótima forma de promover as obras da editora. Veja aqui.

Siga o líder

A Exame apresenta 10 dos maiores líderes empresariais que inovaram, salvaram ou revolucionaram seu negócio em 2007. Veja aqui a análise sobre o que fizeram por merecer estarem na lista. Mais uma pra retrospectiva.

Loja ou instalação

Aproveitando a deixa desse post anterior, segue aqui essa ação de guerrilha e arte instalação criada por 2 artistas e exposta entre maio e junho deste ano que acaba. The Wrong Store, uma loja fechada ao público que apenas pode ver os produtos mas não consegue comprar nada. Não tem porta. Só vitrine. O fato é antigo, mas vale pela idéia e repercussão que gerou. Veja aqui, aqui e aqui. Fica como retrospectiva de 2007.

27.12.07

Aos seus pés

Pra quem adora sapato e acessórios esse é o site.

Classificação livre

A idéia de dividir o público em classes ABCD só não é mais contestada do que a forma como isso é definido. Alguns institutos ainda adotam classificações baseadas no número de aparelho de TV ou de carros que o consumidor possui. Cada vez mais essa divisão vem perdendo terreno pra um modelo mais complexo que leva em consideração gostos pessoais que fazem com que o office boy que ganha 2 ou 3 salários mínimos deseje juntar suas economias pra comprar um tênis de grife, que o identifique ou o destaque na sua turma. Nesse artigo do Mundo do Marketing esse assunto é abordado, tratando da forma como algumas marcas tem ganho espaço conhecendo melhor o seu público e indo além da mera classificação sócio-econômica convencional.

Downloads de brinde

Aproveitando que é época de Natal e Ano Novo, as empresas costumam queimar neurônios pra achar formas criativas de presentear seus clientes e fornecedores. Geralmente caem na mesmice das canetas, agendas e calendários. Oferecer widigets, wallpapers, screensavers e coisas do gênero para aplicar nos PCs pode ser uma alternativa interessante. O site 9031 tem algumas opções de downlods. É nosso presente de Natal. Escolha aqui o seu.

HQ da Cartier

Os franceses levam a sério duas coisas que em geral as pessoas encaram como mero passatempo: ciclismo e quadrinhos. Lá, as bandes déssinées, as HQs, são objetos de colecionador pra muita gente. Por isso, para lançar o relógio Ballon Bleu, a Cartier distribuiu entre um seleto grupo de potenciais compradores um catálogo diferenciado. Numa caixa luxuosa, um kit com dois livros contendo 7 histórias em quadrinhos. Cada uma com a assinatura de desenhistas famosos como Moebius e Floc'h. As histórias remetem a alguma situação onde aparece o relógio que tem como maior atrativo o pino de vidro safira. No Brasil a caixa parece ter chegado para até 30 pessoas, segundo a Vogue.

Cenas de um casamento

Fotos de casamento não fogem muito da mesmice. Fotógrafo de casamento parece um termo pejorativo. Mas quando você descobre profissionais como esse tudo muda. Seja lá seu conceito de fotos ou mesmo de casamento (!). Tem noiva, tem buquê, tem homens de preto e fraque, tem flor na lapela, tem altar, tem véu e grinalda, tem padrinhos, tem beijo e champagne. Mas tudo captado com estilo, como ensaio fotográfico pra um editorial de moda ou pra uma National Geographic. Jesh vive no Canadá com a família e sua missão profissional é fotografar pessoas apaixonadas. Sob encomenda. Ele aceita 12 por ano. Vai alguns dias antes do casamento conhecer os noivos e toda família. E sai fazendo seus clicks. Posados ou não. No site alguns exemplos do que ele consegue tirar de cenas que nas mãos de outros ficariam banais.

Loja ou galeria

Se tem gente que vai a uma exposição de arte e passa mais tempo na sua loja do que de olho nas obras, porque não inverter a ordem e fazer com que a loja tenha uma galeria? Ou melhor, que seja uma galeria? A Moss, no SoHo de NY e em LA, aproveitou que alguns objetos design ganham status de obras de arte e vem se posicionando com um centro que reúne as duas coisas. E todas você compra. Tem gente indo fazer compras mas, agora, pára um pouco mais pra ver a exposição na loja que é uma mistura das duas coisas. Veja aqui e aqui o que tá em exposição em cada uma das suas duas unidades.

Norte 1: Tânia Bulhões

O nome da loja aparece em muitas listas de casamento. Primeiro indicando objetos de decoração. Geralmente em prataria e cristal. Hoje já é possível pedir desde móveis pra casa até produtos de perfumaria. A artista plástica Tânia e sua irmã Kátia foram descobrindo o potencial no mercado de luxo e direcionando o foco, ao mesmo tempo que diversificaram a oferta. Antes, usava a loja fundada em Minas Gerais para ajudar os clientes não só na compra de peças como também nos projetos de decoração das suas casas. Descobriu que ser concorrente dos decoradores significava perder uma clientela fortíssima. Focou então apenas nas vendas. Sua loja veio pra São Paulo, ganhou a fidelidade de um público endinheirado e virou uma espécie de Daslu da decoração com a Tânia Bulhões Home. Recentemente inaugurou um anexo também luxuoso só para comercializar perfumes e essências, onde cada tipo de produto tem uma sala especial e aromas próprios, os clientes são convidados pra uma degustação de fragâncias e tudo fica exposto em frascos como numa antiga farmácia. A idéia é oferecer estilo de vida. O estilo a la Bulhões, claro. Mas a marca passa a seguir um norte próprio que vai além de uma loja de decoração ou uma simples perfumaria. Site aqui.

21.12.07

Biografia autorizada

Você não é um ator famoso, um político influente, um artista talentoso. A chance de ser biografado por alguém seria nula, caso não existisse a My Special Book. Uma empresa com escritório nos EUA e na Argentina, que agora está se instalando no Brasil. Seu trabalho é pesquisar, escrever, organizar e diagramar livros customizados com a biografia de anônimos. Você encomenda, dá detalhes do biografado e das pessoas que devem ser consultadas, envia as imagens e ao final pode ter um livro com acabamento luxuoso contando sua história. Preço? Segundo o criador do site, em entrevista ao curso de Gestão do Luxo da Faap, varia de acordo com o tamanho e complexidade da pesquisa, mas seria algo próximo de uma boa festa de casamento.

Amadores não entram

Essa é a TV on line da MTV italiana, onde produtores, videastas, roteiristas e pessoas que curtem e sabem fazer mandam seu vídeo. Caso sejam selecionados, vão ra grae da programação ao vivo na web e recebem por isso. Em euros. Seleção de alto nível com boas produções. Uma mistura do You Tube - onde as pessoas colocam seu material com o Joost - onde só se veicula programação fechada de acordo com o critério dos produtores. Como eles mesmo se denominam, é um canal de idéias.

20.12.07

Siga as tendências

O AdAge publica essa semana uma análise das coisas que vão ser tendência na área de marketing, publicidade, comunicação e negócios. Veja aqui.

Conteúdo, marcas e credibilidade

Como usar o brand content não é uma questão meramente estratégica ou técnica. Passa também por questões éticas, morais, filosóficas. Pois a "estratégia" de querer oferecer conteúdo com a intenção de se promover pode ser um tiro no pé para as marcas e os veículos quando ambos não sabem separar bem o que é interesse do consumidor e o que é meramente interesse do anunciante. Esse texto, no site do CCSP, e o exemplo citado envolvendo majors como os cigarros Camel e a revista Rolling Stones em caso recente, é bom para dar uma dimensão do que pode acontecer quando as coisas não ficam muito claras. Ruim para todo mundo, principalmente para os profissionais de comunicação que tem sua credibilidade abalada. Nem tudo o que é "cool" - pra usar um termo tão na moda e ao mesmo tempo já tão desgastado - é realmente bacana.

17.12.07

Alô

Acesse este link. No login digite "gold" e na senha "demo". Quando pedirem, coloque o seu nome correto e o número do celular, incluindo o +5511, na frente. Ponha o número real e de um aparelho próximo de você. Pronto. Agora espero o filme rodar pra ver o que acontece. Dica de Déia Vianna.

Isso é que é analfabeto funcional

Um cara articulado, com emprego, bom salário e que cita autores consagrados mas não sabe ler uma única linha de texto. Nessa entrevista feita por Caio Túlio Costa, para a Meio & Mensagem, você conhece Din Upshaw, que logo cedo decidiu que seria analfabeto. Se a sua história for mesmo verdadeira, impressiona.

16.12.07

Os melhores virais

Esses são os 10 melhores vídeos que circularam na web em 2007, segundo a Time.

12.12.07

Gmail experience

Mais um concurso do Google usando o Gmail. Envie uma história contando uma situação ou experiência ao usar o serviço de email deles. Veja aqui no link. Lembra a campanha que eles realizaram pedindo que as pessoas postassem vídeos pra criar um clip em que o envelope símbolo do Gmail rodaria o mundo. Veja aqui nesse post antigo.

11.12.07

Cliente multidisciplinar

Essa idéia de ser multidisciplinar se aplica às agências. Mas e os clientes, não podem ser também na escolha dos seus fornecedores? Buscar as diferentes especialidades de cada agência é uma forma de pôr isso em prática. Como algumas outras grandes marcas, a LG está distribuindo o controle de sua comunicação por 4 agências. Mas não da forma como geralmente se faz normalmente no Brasil. A divisão é por especialidades ou serviços, não por produtos. Ou seja, a BBH com ficou com a criação mundial, a Mindshare da WPP com a compra de mídia, a Y&R com as ações locais e a Publicis Modem fica no marketing digital. Isso é fácil de pegar aqui? Deu hoje no CCSP.

Inovadores do Yahoo!

O time de inovadores do Yahoo! está nesse blog. E seus projetos também.

Um novo Ikea novo

Sua mesa não é uma mesa. Sua cadeira também não é bem uma cadeira. Ela pode ser outra coisa. Principalmente se tiver sido comprado na Ikea e você for um hacker. Essa turma pega objetos e móveis da Ikea e dão outra função a eles. Ou modificam mesmo. Estão espalhado pelo mundo e tem um blo mostrando o que eles andam fazendo de diferente com esses produtos. Veja aqui.

Todas as mulheres

Imagine um lugar onde todas as mulheres são a Monica Bellucci. Agora vá até ele. No curta Heart Tango, desenvolvido pela Leo Burnett da Italia, você assiste a história. Mas nada é de graça. Por trás, a marca de roupas Intimissimi. Pois bem, aqui você também pode ver o filme com as roupas em detalhes. Dica do blog do pessoal da Colmeia.

6.12.07

Presente de Natal

Uma comunidade virtual que indica e compartilha dicas de produtos no mundo todo. Aliás, o que você comprou recentemente? Veja aqui a dica de algumas pessoas. Pode servir pra seu Natal.

2.12.07

Mobile shopping

Você lê um anúncio na revista impressa e quer comprar o produto. Nos tempos pré-históricos, quando não havia internet, esse recurso não era possível. Ou melhor, não era simples. Hoje isso acontece num clicar de botão. Você entra num site e ao apertar o banner vai parar na loja online e é só pedir que o produto chega na sua casa. Mas a revista não poderia evoluir adotando algo semelhante? O meio impresso continua abundante e nada impede que tecnologias seja adaptadas para repetir a eficiência da web. O ShopText é um recurso simples. Você cadastra seu celular no site e todas vez que ver o logotipo deles num anúncio ou cartaz de algum produto ou marca é só digitar o código impresso pelo celular e enviar. Sua compra acaba de ser feita e o produto chega no endereço que você cadastrou. A idéia foi desenvolvida em conjunto com o pessoal da agência Anomaly, de NY.

Cerveja customizada

E o conceito Linux chegou na cerveja. O grupo de artistas dinamarqueses Superflex está em São Paulo para apresentar uma, digamos assim, instalação. São cervejas com "código aberto". Ou seja, a fórmula é pública e deve ser adaptada, aperfeiçoada ou personalizada pelo público. Você aprende a fazer a bebida e depois faz ao seu modo. Mas tem que compartilhar também com todos, pois quem quiser pode ter a sua cerveja ou ser o seu próprio mestre cervejeiro. A obra ou projeto, como queira, discute a questão do direito autoral e da massificação. Tem o patrocínio da cervejaria Germânia que aproveitou pra criar seu próprio sabor. Confira a exposição na Galeria Vermelho e veja como se faz aqui.

1.12.07

Como um viral torna-se um viral

Simplesmente jogar um vídeo no You Tube e sair divulgando não basta pra ele se tornar viral. Há truques, atalhos e uma boa estratégia a ser seguida. Leia aqui.

29.11.07

Será que pega?

Surge mais um proposta que promete mudar os rumos das coisas na publicidade. No mínimo deve provocar alguma discussão. A exemplo da OpenAd, citado alguns posts antes, a Bootb é um serviço que as agências e criativos do mundo podem usar pra realizar seus jobs. A proposta é a mesma. Os clientes colocam seu job no site, com um briefing, e publicitários (ou não) enviam suas idéias no prazo determinado. A iniciativa é de gente de marketing de grandes anunciantes. Atualmente há jobs da Lego e Peugeot, por exemplo. No site do Clube de Criação a notícia tem gerado uma boa polêmica. Um dos comentários cita um exemplo brasileiro que segue na mesma linha. Veja aqui.

27.11.07

Real advertising 2

Completando o post abaixo, talvez muitos só conheçam o lado mais "publicitário" da campanha de Dove. Segue aqui o link da versão nacional do site sobre a Real Beleza, com uma pesquisa completa que mostra dados sobre auto-estima de mulheres em dezenas de países. Segundo essa pesquisa, 2/3 das mulheres (adolescentes e adultas) deixam de fazer algum tipo de atividade por vergonha do corpo. Outros números interessantes podem ser vistos por lá, dando embasamento aos conceitos promovidos pela marca para pôr fim aos estereótipos. Bom lembrar também que há uma parcela de culpa dos pais e outros adultos nessa pressão toda sobre os idéias de beleza. A Dove tem outros filmes sobre isso, mais documentais, e um programa com uma série de eventos, workshops e ações para ajudar a promover a auto-estima de crianças e jovens e ajudar na orientação dos seus pais. É interessante como a publicidade está sempre na berlinda, mesmo quando sua estratégia de marketing pode ser usada para ajudar as pessoas de alguma forma.

Real advertising

Alguns posts atrás falamos do filme de Dove que circula na rede, o "Onslaught". Esta semana, a AdAge publica reportagem sobre as críticas que o filme vem recebendo por alertar os pais sobre os padrões estéticos que a mídia impõe. O problemas apontado não é com os valores da Dove e sim com a postura da Unilever, a fabricante do produto. Os comentários negativos em jornais, revistas e blogs questionam a empresa que ataca o culto à beleza para divulgar um produto, mas ao mesmo tempo exalta a sensualidade em outros, como no caso do Axe. Estrategicamente, nada errado. A empresa lida com produtos diferentes para públicos distintos. O conceito de Dove destina-se a um público que valoriza os princípios da sua campanha. O de Axe busca outro foco. Marketing apenas. As críticas são inclusive bem-vindas pois, como diz o pessoal da Unilever, elas permitem o diálogo. Quem sabe, não ajuda as empresas a reverem sua postura. A acusação de hipocrisia que alguns fazem não leva em conta que apensar de pertencer a um mesmo grupo, cada produto é administrado por equipes diferentes que em geral nem se conhecem. A diretoria de marketing de um é diferente da diretoria do outro. E cada um tem sua própria estratégia cujo principal objetivo é vender. E como diz um dos críticos, o papel da empresa não é vender valores e sim produtos. Esse comentário pode ser questionado, mas se é assim isso só dá legitimidade ao posicionamento da Unilever, apesar de não ter sido essa a intenção de quem criticou. Se a marca está colocando no ar uma campanha que detona alguns valores que ela própria dissemina, é corajoso. Quando ela faz isso está dando a cara pra bater (como está acontecendo), pois seu marketing viral no YouTube permite que pessoas adorem a marca e outras denunciem suas práticas num mesmo espaço. Isso ajuda a empresa a equilibrar inclusive seu discurso. É saudável. Coisas dos novos tempos. Fazer um mea culpa vez por outra é sempre bom. Mas não é de hoje que algumas marcas fazem ressalva quanto aos malefícios de suas mensagens e daquilo que produzem, numa atitude responsável e (não sejamos cínicos) também como forma de ganhar a simpatia de consumidores. É bom quando o policiamento vem de todos os lado. Inclusive, da própria empresa.

O que é naming right

Um dos recursos atuais para promover uma marca em espaços que não são necessariamente publicitários é o tal do naming right. Nada mais é do que a adoção do nome de um local ou evento. Espaço Unibanco, Credicard Hall e Tim Festival são alguns exemplos. Mas a prática não é tão nova. O nome talvez. Ou não podemos dizer que o mais famoso jornal eletrônico do país, o Jornal Nacional dos anos 60, era uma peça de marketing da Esso? Funcionou no rádio e na TV. Veja aqui e ouça aqui.

26.11.07

Agência virtual

Você é um cliente nos EUA, digamos que a Gillette. Precisa de um trabalho, do tipo um anúncio ou uma logomarca em 24 horas. O que você faz? Liga pra sua agência e pede ou manda uma mensagem pro OpenAd? A Gillette optou pela segunda. A agência é virtual, formada por mais de 9 mil criativos espalhados (cadastrados) pelo mundo. O cliente passa o briefing, o pessoal da OpenAd dispara o pedido e em pouco tempo ele recebe várias opções dos mais diversos profissionais. O escolhido recebe pela criação. Outros podem produzir a peça. Na verdade, a OpenAd funciona como uma central de ativação, que representa milhares de criativos para executar um job. É o fim das agências de propaganda? Se elas pensam que o seu trabalho é apenas criar um anúncio ou um comercial, talvez seja uma ameça. Dizem que o departamento de grandes anunciantes já utilizaram o expediente. Como dizia um antigo comercial da Fiat, está na hora de você rever os seus conceitos. Detalhes do processo e das campanhas neste e neste link da Meio&Mensagem.

Nem parece banco

O Unibanco que perdoe, mas seu slogan cabe mais no Denmark's Jyske Bank. Parece mais uma loja do Starbucks do que mesmo uma agência. Sim, tem cafeteria, revistas, sofás. O atendimento é diferenciado. Não parece banco mesmo. É um case que vem ganhando destaque na mídia de negócios e economia pelo seu sucesso junto ao público na Dinamarca. Veja aqui uma reportagem em vídeo na AdAge.

Se chove lá fora

Não seria muito útil um guada-chuva que avisasse quando precisa ser levado e ainda indicasse o nível de chuva que vai enfrentar? Pois saibam que ele já existe. Notícia do Think Geek.

25.11.07

Link 012

Site do mp3 player da Microsoft criado pela Firstborn.

23.11.07

Restaurante Inusitado

Ao sair do banheiro lave bem as mãos. Antes de comer também. E nunca coma no banheiro. Certo? Talvez.
No restaurante Modern Toilete, em Tóquio, as coisas parecem ser diferentes. Os acentos são privadas, as mesas, banheiras com um tampo de vidro. E as sobremesas... bom, é melhor ver com os próprios olhos, aqui no link.

21.11.07

A casa é sua

O conteúdo feito pelo consumidor. Isso já não é novidade. Mas até onde isso é possível? Aliás, o conceito de conteúdo é tão vasto que não parece ter limites para a customização. E quando isso ultrapassa as barreiras do universo digital, onde o conceito foi popularizado? Pois bem, conteúdo é também o que você coloca dentro de uma casa, certo? Isso inclui não só móveis mas também as paredes. Então conheça o mais novo lançamento imobiliário do país. Novo em todos os sentidos. A idéia de Arquitetura Aberta chega ao Brasil através do Max Haus. Um formato diferenciado de apartamento onde o proprietário monta do seu jeito. Você recebe o ap apenas com cozinha, banheiro e 70 metros quadrados. O resto é com você. Coloque paredes e transforme os cômodos ou crie alguns. Ou nenhum. Você pode manter tudo como um loft. Entre no site pra entender. É bem feito e você pode montar o seu próprio modelo virtual, interagir com uma comunidade e ver alguns projetos profissionais. O Max Haus chega com unidades espalhadas por São Paulo. Aproveitando a deixa, conheça também o site da DK, que publica guias de viagem. Lá você também pode escolher a cidade, selecionar algumas dicas e editar num guia pessoal que pode ser baixado ou comprado online. Mais uma vez, quem manda é você.

17.11.07

Inovação de A a Z

Bom, "z"é força de expressão. Na verdade, a AdAge colocou no ar uma lista de 50 produtos inovadores e os visionários que deram origem a eles. Desde produtos como Activia (letra A), passando pelas Havaianas e iPhone (claro), até o Yahoo!Answer (acaba no Y, pra ser preciso). Vale a pena conferir. Os comentários são curtos. Leia aqui.

14.11.07

Renovando o produto

Há alguns meses a Expand mudou seu posicionamento. Era vista como conservadora, careta, tradicional demais. Aliás, como são os vinhos sob a perspectiva clássica de um purista. Pra atingir o público mais jovem eles mudaram o logo (mais itálico), mudaram as lojas (mais amigável, com vídeos explicativos e música) e mudaram o conceito ("o melhor vinho é aquele que você gosta"). Pra uma loja que se chama Expand, expandir seu público é essencial. Esse foi o mote das mudanças. Até onde essa revitalização consegue chegar é outro aspecto. Dá pra mudar também os vinhos? Mudar o perfil de um produto não significa necessariamente que você precisa mudar o produto. Ou seja, porque não levar também alguns desses elementos para o que é vendido nas prateleiras? Você não precisa saber fazer o vinho mas pode mudar o rótulo, o que é um bom começo. A empresa Amazing Foods Wine Company lançou um vinho que promete agradar muita gente que gosta mas não "entende". O Wine That Loves é uma seleção que vem numa garrafa estilosa e com rótulos amigáveis, digamos, descolados. Cada rótulo já é uma dica de harmonização, com peixe, carne, pizza. Um vinho que já nasce com um conceito, um potencial de atrair público e é o próprio pdv. Não precisa deizer muito pra anunciar um produto assim. Uma dica do Radar 55.

13.11.07

Garota dos sonhos

O cara viu a garota no Metrô. Fez um site para tentar localizá-la e acabou achando. Hoje são os queridinhos da mídia. Não é pra cortar o barato de ninguém, mas não cheira algum marketing de emboscada ou qualquer coisa com nome parecido? Acompanhe a história pelo Blue Bus aqui, aqui, aqui e aqui. Até o site dele é bacaninha.

6.11.07

Faça você mesmo

Quando o produto ganha adeptos ou a marca ganha fanáticos o trabalho de divulgação fica mais fácil. Eles se encarregam disso promovendo o boca-a-boca ou mesmo produzindo a propaganda de fato. Não é de hoje que a Apple estimula que seus usuários produzam peça publicitárias independentes. Dessa vez, o resultado virou comercial de verdade. Um fã da marca criou um comercial, colocou no YouTube e o pessoal da Apple viu, gostou e mandou que a agência deles, a TBWA, produzisse a peça com alguns ajustes. Tudo com a participação do autor. Veja aqui o original e aqui a versão com alterações mínimas. A música é da banda brasileira Cansei de Ser Sexy. Notícia do Terra.

Pra que designer?

Você precisa de alguém pra programar seu site? O pessoal da Agency Fusion arranjou um jeito de divulgar seus serviços nessa área criando este hotsite que promete resolver todos os seus problemas, no melhor estilo Organizações Tabajara. Quem trabalha com design já sofreu com os comentários de clientes pedindo pra aumentar o logo num anúncio ou trocar a cor de um site. Mas dessa vez quem diz como quer o site é o designer. Você manda os layouts e as características e negocia o preço. Eles fazem a programação. O conceito do hotsite lembra um antigo vídeo satirizando a Microsoft numa simulação de como seria a embalagem do iPod se esse fosse um produto da empresa. Veja também aqui.

4.11.07

Geek Marketers

Quando você junta um marketeiro e um especialista em tecnologia numa mesma pessoa ela se torna um geek marketer, como mostra o blog do Felipe Serrão nesse link sobre um artigo da AdAge. A nova função é um filão futuro que tenta unir as ferramentas de merketing com as inovações tecnológicas. Não parece ser tão longe da realidade atual. Aliás, comentário perto desse tema foi tratado nesses dois links aqui.

3.11.07

Coisas legais

A Signs Of The Time, uma das pioneiras na tendência de "caçar tendências", lista as 15 coisas mais legais da atualidade. Veja aqui.

Faça o clip

Veja e faça o clip "Neon Bible" da banda canadense Arcade Fire. A medida que você clica nas mãos do vocalista Win Butler ele reage de maneiras diferentes. Experimente aqui esse vídeo interativo produzido pela NúFilms.

29.10.07

Será que tritura?

Lembra dos infomerciais famosos das facas Ginsu e das meias Vivarina? Eles agora evoluiram junto com as novas mídias e os consumidores. A empresa de liquidificadores BlendTec lançou uma campanha nos mesmos moldes do 1406 só que com um humor voluntário, proposital (se é que os comerciais das facas e das meias não tinham mesmo intenção de fazer rir). Pelo site da campanha Will It Blend, você assiste os comerciais estrelados por Tom Dickson triturar objetos no liquidificador. Por sugestão dos internautas, ele já triturou até um iPhone. Vale conferir essa ação. E pra matar a saudade, veja esse clássico dos antigos comerciais do 1406.

23.10.07

Caixão sustentável

Até onde vai o conceito de sustentabilidade? Em Hong Kong vai até o caixão. Veja na BBC.

21.10.07

Graffiti online

Agora você já pode ter acesso ao site do Projeto Graffiti em Movimento e acompanhar os seus desdobramentos pelo blog.

Blog 006

Mesmo que você não saiba nada de japonês (o que é bem provável), entre nesse blog e pesquise. Cada link vale a pena. Show de referências em design, tanto visual quanto interativo.

Sombras

Pra quem não viu um dos premiados com ouro em Cannes, aqui vai a ação para o lançamento do XBox criada pela empresa japonesa (Suit)men. Em tempos de cidada limpa, que tal uma grande sombra no lugar de outdoor?

20.10.07

Sem email

A líder em processadores quer mais contatos pessoal e menos virtual. Pelo menos um dia por semana os funcionários da Intel não acessam email. Veja na BBC.

18.10.07

Sala de aula

Aqui e aqui uma aulinha de Steve Jobs enviada por Fernanda Roisenberg.

12.10.07

Go Green

Para quem pretende adotar a bandeira da sustentabilidade, esse pode ser um bom guia.

7.10.07

Celebridades da web

Foi como reunir 11 celebridades de hollywood num único vídeo de pouco mais de 3 minutos. A banda Barenaked Ladies realizou essa façanha mas com celebridades da web. As maiores dos últimos anos. O garoto do Numa Numa, o dançarino de Evolution of Dance, os "cientistas" que criaram a mistura do Mentos com Coca-Cola. Estão todos lá. Veja aqui se você reconhece outros. No link tem a lista com o endereço originais de todos os personagens. Ou melhor, celebridades.

4.10.07

Globo versus Orkut

Quem ameça o império da Rede Globo não é a Record, nem o Silvio Santos. Mas segundo o próprio pessoal da emissora é o Orkut e o Messenger. As pessoas estão deixando de ver TV pra conversar e contar suas próprias histórias. O baixo índice das novelas seria um reflexo dessa tendência. Leia aqui.

3.10.07

aqui Kassab não deixa

Foi na Times Square, claro. E foi caríssimo também. O primeiro outdoor interativo do mundo permite que os pedestres escutem o áudio do painel, participem dos jogos na tela, enviem mensagens de texto e baixem arquivos de áudio e vídeo, tudo através do celular. E ainda fornece wifi grátis para quem estiver nas redondezas. Sensacional! Aqui Kassab não deixa......Notícia do BlueBus.

Beleza real

Está todo mundo falando da nova campanha da Dove baseada no conceito consagrado da beleza real. O novo filme já circula na web e dá continuidade ao premiado "Evolution". Mas tão imperdível quanto são as paródias que circulam em cima desse último. Essa aqui é tão boa quanto o original.

Classificados de gente

Você é esperto, descolado, competente e cara-de-pau como o Bruno Divetta? Então porque não diz tudo isso na web, num site de classificados ou com um vídeo no YouTube vendendo seus atributos? Nos EUA tem muito empreário fazendo isso, vendendo seus produtos diretos pela web através de promos. Tem até um site, o iMoondo que estimula esse tipo de conteúdo. Mas por aqui nada supera o Bruno Divetta (veja nesse post) que jogou no ar um filme sobre ele próprio que muitos acreditam ser um viral criado por alguma marca (o Google?). Mas há quem jure que o tal personagem existe mesmo e anda circulando pelas agências com o seu promo debaixo do braço, vestido de paletó amarelo e uma meia de cada cor. Foi visto pela MPM e recentemente na AG407.

Você acredita em propaganda?

Os brasileiros e filipinos parecem acreditar mais do que qualquer outro povo no mundo. Foi o que constatou uma pesquisa recente que identifica no brasileiro um consumidor mais influenciado pela canais tradicionais de propaganda, como jornais e TV. A internet também tem seu apelo, mas buzz marketing e blogs, por exemplo, ainda são tão confiáveis na hora de decidir por uma compra. Ao contrário do que acontece na maioria dos países. Veja no site da BBC.

2.10.07

Pra que serve?

Para você encontrar aquelas coisas que você compra sem saber mesmo pra que serve, vai aqui a boutique da Atypyk.

30.9.07

Onde está?

Quer encontrar um agência em São Paulo ou em outro lugar do Brasil? O Carlos Merigo, do Brainstorm#9, resolveu mapear as principais agências de comunicação através do Google Maps. Em breve o novo endereço da Mappa vai ser identificado por lá. Veja aqui.

Museus, design e sapatos

O Victoria and Albert Museums (V&A), centro de museus britânicos criados em honra da Rainha Vitória e do seu marido, incorpora o Museu da Infância, um outro relacionado ao teatro e o principal dedicado às artes e design. Este mês exibe uma retrospectiva de clássicos da alta costura francesa. Com a exposição também estão lançando um concurso de design de sapatos. Mande o seu design e seja julgado. Veja aqui como participar.

29.9.07

Em primeira mão

Se você não quer só saber da novidades tecnológicas mas quer ver como elas pretendem funcionar, nada melhor do que os próprios inovadores pra explicar. E nada melhor do que este site aqui pra conhecer todos os lançamentos em vídeo.

Amigo do peito

Modas vão e voltam. E por falar nelas, há quanto tempo você não usa um button. Como tem idéia na casa que sugere o seu uso, aqui vai uma dica de onde produzir.

Mudando as regras

Quem vai mudar as regras do jogo em vários segmento de negócios nos próximos anos, seguindo a Business 2.0? Conheça aqui as inovações de empresas como a Zink que pode revolucionar o mercado.

28.9.07

Programa de índio: correr

A Nike lança um produto desenvolvido pela sua equipe de inovação junto com o público pra quem eles querem atingir: os índios americanos. A taxa de obesidade entre eles parece ser bem grande. E a Nike resolveu criar esse tênis aqui.

24.9.07

Tá na rua 1: Projeto Revelar

O Projeto Revelar acaba de sair do forno e já está na rua. A Mappa criou logomarca, mascote e toda estratégia de comunicação que envolve cartazes, folders, assessoria de imprensa e um site informativo. Pra saber mais sobre o Projeto entra aqui no link.

Os novos Campana?

Esse é o link da dupla de designers que está caindo no gosto da turma que gosta de design e móveis: André Bastos e Guilherme Ribeiro. E olha que essa turma inclui a editora Phaidon que recentemente lançou mais uma edição do livro &Fork com os 100 melhores trabalhos de design nos últimos 5 anos. Os irmãos Campanha já tem quem ocupe ou divida o trono deles.

20.9.07

Não é real

Madonna passando roupa. A Rainha Elisabeth na privada. Mick Jagger aplicando colágeno na boca. Paris Hilton tomando banho na prisão. Essas e outras fotos num livro com sósias das celebridades em situações constrangedoras. Aqui, no BBC News. E muito mais aqui no site da fotógrafa e cineasta Alisson Jackson, onde essas mesmas celebridades aparecem em vídeo.

18.9.07

O que é infomercial

Se você não sabe o que é, esse vídeo do Bruno explica. Ele é a faca Ginsu da criação publicitária. Comprove você mesmo nesse link.

17.9.07

1 milhão pela VR

A Sodhexo, empresa francesa concorrente da Accor, acaba de comprar a VR. A idéia é chegar com força total no Brasi. Veja mais aqui na Exame.

13.9.07

No logo

Kassab tirou os outdoors e o fotógrafo Tony de Marco tirou as fotos. Graças ao seu ensaio fotográfico, as imagens da cidade de São Paulo sem outdoor e letreiros nas fachas vão parar num filme de Win Wenders. Veja aqui as fotos e a nova paisagem de SP.

12.9.07

reflexos Kassabianos

Com a recente limpa que São Paulo vem atravessando em decorrência da Lei Kassab começam a surgir novos modelos de mídia, como divulga o CCSP aqui. Em época de crise sempre surge oportunidade para os mais criativos, não?

12.8.07

Loja + Hotel

E por falar em hotel (alguns posts abaixo), vai aqui essa novidade da Ikea. Na Noruega eles criaram um hotel anexo a uma das suas lojas. Já que essa marca sueca é tão conhecida quanto muitos pontos turísticos dos países escandinavos, na capital Oslo você pode ser um dos 30 escolhidos a desfrutar todos os departamentos da loja entrando num dia e saindo no outro. Com direito a suítes especiais pra toda família, você ao mesmo tempo que descansa, experimenta os produtos e também criar um relacionamento com a marca como poucas vezes se viu. Veja aqui a notícia no The Guardian.

Patrocínio em alta

Segundo pesquisa divulgada em um recente evento, o patrocínio de projeto sociais, culturais, eportivos, entre outros, representa 21% do investimento em marketing das maiores empresas, bancos e anunciantes brasileiros. Veja mais nesse link do CCSP.

Como se envia um email

O Google resolveu criar uma brincadeira para mostrar como um email viaja de um usuário a outro e por várias parte do mundo. Nessa página aqui você imprime um pdf com um envelope onde está impressa a marca do GMail. Depois é só filmar esse envelope sendo recebido por um lado da tela e entregue no outro lado. Eles serão votados e os melhores fartão parte do vídeo original criado pela equipe do Google.

11.8.07

Jornada no Hilton

Alguns dias no Hotel Hilton e você não tira da cabeça (e da mente) os comerciais que passam nas TVs internas. São animações que ilustram o conceito da rede de hotéis "Travel is more than just A to B". Cada um com uma trilha diferente, tocada por músicos da nova geração e tratando de algo relacionado a viagem, em suas letras. Veja e ouça alguns aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Mas o interessante é que, além dos comerciais, no canal passam as entrevistas com os músicos e depoimentos de famosos e suas viagens. No site Hilton Journeys também é possível ver alguns dessas ações da rede de hotéis associadas a essa nova campanha, como o Hilton Harmony Tour, em que um piano é levado numa viagem pelos EUA para ser autografado por vários artistas. Cada assinatura será convertida numa quantia em dinheiro pra fundação do Grammy, que tem um trabalho dedicado a educação musical de crianças.

28.7.07

No bolso

A Ioiô Filmes lança uma idéia muito bacana para se promover: Música de bolso. Cada semana eles disponibilizam um vídeo num hotsite criado pra ação. São bandas como Pato Fu ou músicos como China que fazem pequenas apresentações em lugares incomuns. Laje de um prédio, privada de banheiro, loja de brinquedos, etc. Vale a pena conferir. Tem também um blog.

Brasileiros virtuais

Uma pesquisa realizada pela MTV com jovens de todo o mundo constata que os brasileiros são afccionados pela tecnologia e aque a utilizam para ampliar seu circulo de amigos. Com uma média de 46 amigos exclusivamente virtuais, os brasileiros têm o dobro da média mundial. Veja aqui na BBC.

23.7.07

Não é mera coincidência

Veja esse vídeo, esse e esse outro. Qualquer semelhança com alguns dos mais famosos comerciais dos últimos anos... E pra não parecer que eu descobri isso sozinho, aqui vai a fonte original.

Brasileiros lá fora

Os gastos dos brasileiros no exterior foi maior este ano. Segundo os especialistas, a desvalorização do dólar ajudou. Mais nesse link do CCSP.

Sound experience

Como visto antes aqui, o efeito do som 3d acaba de ser usado pela Honda num hotsite desenvolvido pela DM9DDB. Notícia do CCSP.

Processing

Esse link enviado por Alex Carvalho, lá de Londres, mostra a entrevista de dois designers que atualmente desenvolvem projetos pra Moving Brand. Veja algumas das coisas desenvolvidas pelos caras com quem o Alex vem fazendo algumas parcerias. Vale a pena.

18.7.07

do pixel ao papel

Olha que coisa mais simples, um boneco que vc personaliza e depois printa e monta. Ótimo e barato, qualquer criança usa.

viral legal

Veja viral da RayBan. Parece que já é o segundo. Ótimo exemplo de como tem q ser um viral, sem marca e nada ostensivo. Notícia do BlueBus aqui.

10.7.07

Engarrafamento

O tema é garrafas literalmente. 3 dicas do site Radar55 mostram algumas embalagens interessantes com o conceito apoiado na... (ganha um doce quem adivinhar)... sustentabilidade. Veja aqui, aqui e aqui, exemplos de design, tecnologia e inovação. Todas em garrafas.

3 em 1

Três dicas do CCSP. Aqui, uma pesquisa do Instituto Ipsos sobre interatividade e interconectividade entre os jovens. Aqui, o cartão de crédito que acaba de ser lançado para os consumidores da 25 de Março. E nesse último, o reality show que mandou todas as mulheres pra longe dos os homens de uma cidade alemã para que eles provem como vão se virar sem elas.

5.7.07

Links 011

Essa é uma dica de Déia. E esse é o link da agência que fez o site. Vejam o showcase deles.

Oficial: Serasa com britânicos

Notícia da Exame com anúncio oficial da compra da Serasa pela inglesa Experian.

Arte de rua no Sesc

O Sesc Pompéia e Pinheiros estão expondo o trabalho de artistas gráficos que usam as ruas como suporte. A exposição começa dia 11 de julho e vai até setembro. Notícia do CCSP, aqui.

2.7.07

Nem tão novo

E os novos modelos de publicidade se espalham pelo mercado brasileiro. Depois da sociedade de Nizan com Bazinho Ferraz, da Neogama com Rocha Azevedo, do surgimento da Santa Clara, da proposta de trabalho da N/Idéias, do conceito Centoeseis, das hotspots multi-disciplinares ao estilo do OEstúdio, e além das agências tradicionais que hoje se dizem full-service, 360 graus, etc, vão surgindo novas e novas empresas do gênero a cada dia. Ontem foi anunciada a Supernova, unindo TV1, Sergio Motta Mello e Zuza Tupinambá. O modelo propõe novas formas de remuneração e novos negócios onde a publicidade seria um dos braços. A TV1 já é reconhecida pela oferta de conteúdo e agora abre novas frentes. E como não poderia deixar de ser a idéia é buscar formatos já consagrados no exterior como o da (adivinhem!) Strawberry Frog, Naked... Ou seja, mais ou menos o que todo mundo tá buscando. Com relação a isso, leiam na Meio&Mensagem desta semana a entrevista com Alex Borgusky, da Crispin Porter + Bogusky.

1.7.07

Site do Fiz

Há algum tempo a Grupo Abril anunciou o lançamento de um projeto de uma TV com conteúdo produzido pelos internautas. Recentemente lançaram o blog e amanhã eles prometem colocar o site no ar.

Sem publicitários

A Naked é uma agência que surgiu em Londres e hoje já tem mais de 170 funcionários espalhados por outros países. Boa parte deles nunca trabalhou numa agência de publicidade e não criam anúncios. O foco é consultoria e idéias criativas que vão desde a reformulação de uma loja até a divulgação de um número de telefone em camisetas espalhadas pelas ruas da cidade. Veja aqui o texto da Exame falando deles e esse vídeo mostrando a agência. Nesse link, o site da Naked e alguns dos seus cases.

29.6.07

Alternativas à malhação

Não pára de surgir novidades nas academias pra atrair um público cansado do clima malhação. Tem academia com DJ (ver no nosso mural), tem marca lançando coreografia como exercícios físicos pra ser ensinada por professores (veja aqui um post antigo com link pro site) e tem academia zen, com música e atividades diferenciadas. Confira os exemplos.

O amanhã do Itaú

A Africa desenvolveu uma ação para o Banco Itaú em que pede ao público que envie sua concepção do "amanhã" tendo como tema a sustentabilidade. As melhores fotos e vídeos enviados vão parar nas páginas de jornal e nos intervalos comerciais da TV. Veja aqui o site.

28.6.07

Titanium e Integrated

O festival de publicidade de Cannes acabou semana passada e o resultado já foi divulgado, discutido, contestado e aplaudido por alguns. Mas fica aqui o que acho o mais relevante desse prêmio que nos últimos anos foi sendo adaptado aos novos tempos da publicidade e do marketing, pra desgosto de alguns que tem saudades quando Cannes era um mero festival de comerciais de 30 segundos, em geral, divertidos. Ano que vem a organização promete incluir a categoria Brand Content, onde serão julgados os melhores projetos de conteúdo. Por enquanto, o Titanium Lions e o Integrated Lions é onde estão o melhor de Cannes e que há de mais interessante e impactante na publicidade atual. EUA e Argentina levaram os prêmios nessas duas categorias com um game desenvolvido pra Burger King e uma ação pra Axe, respectivamente. Veja aqui e aqui esses dois trabalhos. E aqui todos os vencedores.

Brazilian Day

Todos os anos os brasileiros fazem um mega-evento na cidade NY com a presença de artistas consagrados no Brasil. Veja aqui, aqui e aqui, alguns vídeos dessa festa que reúne a comunidade brazuca nos States e que tem a realização da Rede Globo.

Patrimônio histórico

A Embratur está divulgando os patrimônios históricos brasileiros para atrair turistas. Acostumados a paisagens de praias, mulheres, carnaval e futebol, é uma boa alternativa para quem quer conhecer outras coisas interessantes do país. Veja aqui.

Mais iPhone

O iPhone va ser colocada a venda a partir de amanhã e já tem nenguinho fazendo fila pra comprar. Aqui uma tradução de matéria publicada no NYT hoje sobre o produto.

27.6.07

Consumindo beleza

No CCSP, resumo de pesquisa sobre os hábitos de consumo de produtos de beleza no país. Leia aqui.

26.6.07

? 2

Wiki virou o termo do momento depois da popularização da Wikipedia. E agora está sendo adotado em tudo quanto é área, inclusive como conceito de economia e administração. Um livro chamado Wikinomics traça um perfil dos tempos modernos baseados na colaboração. Claro que tudo parte do mundo online, com exemplos como o Flickr, Second Life e YouTube. A idéia é que as pessoas, os usuários tem mais chances de oferecer soluções pra uma ferramenta do que meia dúzia de engenheiros. Desenvolvedores podem estar em todos os lugares e por isso uma plataforma aberta seja de tecnologia, conteúdo ou mesmo de trabalho tem mais chances de evoluir se mais gente puser a mão pra melhorar. Ou seja, no lugar de fornecedores use colaboradores e parceiros. O conceito tá virando até agência ou algo que o valha como revela essa notinha aqui do CCSP. Quem tem mais informações sobre isso?

Serasa com britânicos

A empresa britânica Experian deve oficializar a compra da Serasa por aproxiamdamente US$ 1 bilhão, segundo esse texto da Exame.

19.6.07

No escuro

Evento promovido pela Sony com um torneio de tênis disputado no escuro. Bola, roupa, linhas, rede e raquete ficam visíveis apenas pelo recurso de iluminação fluorecente. Aqui e aqui o vídeo. Aqui o site do evento.

Link 010

O nosso homem em Lisboa, Alessandro Beda, manda essa dica do site de uma empresa de design e mídias interativas. A proposta deles é semelhante a da YDreams, lá de Portugal. Desenvolvem projetos para eventos, internet, museus, shows, centros de ciência, etc. Confira.

Papel carbono

O tal do carbono zero ou o conceito de sustentabilidade nem todo mundo sabe bem do que se trata, mas bastou ser adotado aqui e ali que todo mundo saiu copiando. E parece que o assunto virou obrigatório na pauta de qualquer ação de marketing, evento, promoção. Em geral a "atitude" tem se limitado a "consumiu algo, plante uma árvore pra neutralizar o carbono". Destaco aqui 3 ações recentes relacionadas ao tema: o Yahoo!Green, incentivando os usuários a adotarem uma causa que reduzam o impacto ambiental; o NoImpactMan, que acompanha a rotina de uma família que pretende passar 1 ano sem consumir produtos como papel higiênico e automóvel; e o projeto da Editora Abril, Planeta Sustentável, que está reunindo todas as publicações da empresa para divulgar temas sobre sustentabilidade com o patrocínio de marcas como Banco Real e CPFL.

Link 009

A 20ltd é uma loja online de produtos exclusivos, únicos e poucos. Poucos mesmo. Apenas 20 unidades como já diz o nome.

18.6.07

Link 008

Aproveito pra dar os créditos da empresa que produziu o game Get The Glass. Ela é sueca, seu nome é North Kingdom e tem cases interessantíssimos que podem ser vistos no site. Vale a pena mergulhar nos trabalhos pra ver as peças e o making of delas.

Click and play

Nada de anúncios. Nada de filmes. O que parece ser mais interessante nesses dias de Festival de Cannes são os games. O potencial de jogos online como ferramenta de entretenimento puro e de marketing promocional para divulgar os atributos das marcas são enormes. Num post abaixo já falamos do Get The Glass, pra campanha Got Milk? Um projeto de US$ 1,25 milhões que envolveu a produção não só do jogo online mas também de uma série de comerciais com os personagens do game chamando para o site. Outros dois exemplos com grandes chances em Cannes são esse pra Ikea e esse outro pra Stella Artois. Superproduções, se considerarmos que são trabalhos criados para web. Vão desde animações sofisticadas até filmagens com pessoas reais interagindo com o usuário. Coisa de quem já considera a internet um veículo mais do que consolidado como mídia.

17.6.07

O que é marketing de guerrilha?

Bom, pra complementar o post abaixo, já que as duas denominações às vezes se confunde, vale usar esse exemplo. Já foi citado aqui num post sobre os melhores vídeos de 2006 no You Tube. Mas pela força da ação na rua e seu poder se gerar multiplicadores, vale rever. Bastou 1 promotor e uma mensagem simpática pro produto ganhar novos adeptos.

O que é ambush marketing?

Emboscada (ou guerrilha, como as vezes esse tipo de ação é denominada) é quando um evento ou meio de comunicação dá carona, involuntariamente, para que uma marca ou até mesmo um concorrente se promova. Acho que nenhum marketeiro pode oferecer exemplo melhor e tão espontâneo quanto esse. Telespectadores do Pânico 1, Repórter do Jornal Nacional 0.

Candidato a leão

O Festival de Cannes começou. O Brasil já tem shortlist em Promo com 2 finalistas. Em Direct somos o quarto com 13. As demais categorias saem a partir de amanhã. Mas aproveitando, vejam um sério candidato em Cyber. Pra mim poderia ser também Titanium. O game desenvolvido pela Goodby Silvertein and Partners pra premiadíssima campanha Got Milk. Muito bem feito. E como entretenimento, talvez seja a mais bem acabada peça já desenvolvida dentro do conceito de brand content. Divirta-se e leia no CCSP mais sobre Cannes.

Os apocalipticos

Já que o assunto é previsão. Segue aqui uma lista de vídeos prevendo o controle da informação e a invasão de privacidade através do Google. Alguns bem fundamentados e bem feitos como esse, outros mais bem humorados como esse aqui. Apesar do tom conspiratório, pensar sobre o poder de quem detém tanta informação é sempre bom. O Google acaba de comprar a 23andme, empresa da esposa de um dos sócios. O que faz a empresa? Mexem com genética. O que pretende o Google informações sobre nosso genoma? Bom, se você quer pesquisar sobre todas as teorias possíveis acusando o Google de ser o big brother (o do George Orwel, please!) dos novos tempos, o melhor lugar para fazer isso é pesquisando no... Google. Todos os vídeos são do YouTube, uma empresa do... bom, você já sabe.

O futuro?

Faz um tempo que circula na internet um vídeo criado para o Museum Of Media History. Essa obra virou uma referência sobre as possibilidades do futuro da comunicação e quem serão os controladores da informação em 2014. O Google e a Amazon vão se unir. Microsoft perderá seu poder e as majors da midia tradicional, como o New York Times, vão virar secundários e cada vez mais sem relevância nesse mercado dominado pelas empresas online. Quem conhece o vídeo, segue aqui uma nova versão em português e atualizado. Quem nunca viu, veja o original. E pra quem acha que boa parte das previsões já estão ultrapassadas, surge agora uma nova produção sobre a mudança da mídia, do marketing e todos os canais de informação. Segundo eles, o futuro é do Prometeus.

16.6.07

Annie Noir

A fotógrafa Annie Leibovitz fez um ensaio com clima de fime noir pra Vanity Fair. Nas foto, Ben Affleck, Pedro Almodóvar, Alec Baldwin, Penélope Cruz, Robert De Niro, Julianne Moore, Jack Nicholson, Peter O'Toole, Sharon Stone e Bruce Willis, entre outros. O material pode ser conferido aqui em forma de frames de um filme com narração e tudo. Dica de Dani Lacerda.

11.6.07

Moda é cultura

Como tombamento é um dos projetos da casa, aqui vai essa notícia do UOL sobre o assunto. No caso, referente à moda. Enviado por Déia.

10.6.07

Espelho, espelho meu!

Ação da Polaroid substituindo espelhos nos banheiros. Veja aqui essa dica enviada por Bejinha.

Blog 004

Pra ficar por dentro das últimas em publicidade e marketing, essa dica.

O que é marketing viral?

Isto é um viral. Isto não parece ser. Basta observar o número de "views" e responder, qual dos dois links você acha mais interessante pra enviar pra seus amigos?

Vendendo feito água

Chegou a Pepsi com a H2O, a sua água aromatizada e com sabor. Depois veio a Coca-Cola com a Aquarius. Esse novo mercado é dominado pela primeira que, em pouquíssimo tempo, já detém 10% do mercado dos não gaseificados (os refrigerantes, por exemplo). A Coca reagiu comprando a Energy Brands por 4 bilhões. E agora, um grupo de empresários brasileiros lançam a Neutra. Entre eles está o presidente da agência de promoções Bullet, Fernando Figueiredo, que deve trabalhar no lançamento do produto, como informa o CCSP. Esse é um nicho em ascensão pronto pra ser trabalhado, tanto lá fora quanto aqui.

Conteúdo e entretenimento

O que não falta no últimos meses é produtora abrindo unidades ou reformulando suas estruturas para produção de conteúdo pra TV, celular, internet e cinema. A Hungry Man, produtora americana, com escritórios em outras partes do mundo, inclusive no Rio, foi além. Lançou sua TV na web. Com produções de puro entretenimento, eles prometem ir aumentando seu repertório que já conta com 5 programas diferentes com transmissão on demand. Assista aqui.

Link 007

Aproveitando a deixa do post abaixo, uma indicação do site FWA que vale muito a pena conhecer. Clique aqui.

Link 007

Essa é Déia quem envia. Os melhores estão aqui.

9.6.07

Links patrocinados

O que fez os rapazes do Google ficar bilionários não foi seu site de busca ou as centenas de serviços que foram criando a partir dele. Mas o conceito do link patrocinado. Com uma metodologia de busca eficiente o Google cativou uma audiência que passou a utilizar seus recursos pela relevância dos resultados. Com isso, os anunciantes foram atrás dessa mesma eficácia colocando publicidade nos links relacionados as palavras-chaves. Se você está em busca de "universidades" e "Califórnia", o Google tenta achar os sites mais próximos do que você quer a partir de um critério que cruza credibilidade da fonte, número de acessos, etc. Ao lado surge o anúncio de uma empresa relacionada. No exemplo em questão, ao lado do endereço da "Universidade da Califórnia" aparecem os links da EF e do STB, responsáveis pela viagem de milhares de estudantes interessados em estudar no exterior. O raciocínio é óbvio: se você está interessado no assunto a ponto de fazer a pesquisa no site é bem provável que você também esteja buscando informações sobre bolsas, passagens, cursos, etc. Certamente vai clicar em um dos links dos patrocinadores. Cada click converte-se em grana pro Google pago pelo anunciante. Daí vem 99% da sua receita contabilizada em bilhões. Portanto, novidades nessa área é motivo para ficar de olho pois pode vir delas os próximos bilionários da web. O Quigo, o Linkstorm e Vibrant Media são 3 possíveis concorrentes do Google nesse segmento. O Vibrant, por exemplo, destaca as palavras no próprio texto de um site, o que eles chamam de in-text. Ao passar o mouse abre-se uma janela que apresenta o anúncio na forma de uma mensagem, uma foto ou um vídeo (mais ou menos como acontece nesse blog através desta ferramenta Snap). No Brasil, a HotWords faz algo semelhante mas sem esses recursos. FoxNews, ESPN e USAToday já vêm adotando esses recursos como alternativas ao Google. Fique de olho.

O próximo filme

Este filme tem pouco mais de 1 hora e está completo no You Tube. É o primeiro média-metragem exibido no site e vai ficar por lá por uma semana, apenas (é o que dizem). "Four Eyed Monsters" é uma produção independente dos diretores Arin e Susan que se conheceram de forma não convencional, através de sites de relacionamento ou coisa parecida. No filme eles tratam de um relacionamento entre um casal (interpretados por eles próprios) que se conheceram e convivem também assim, comunicando-se pela internet, textos, desenhos e vídeos. Meio documentário, meio ficção, o filme vem rodando o mundo em vários festivais. Esteve no Brasil também em algumas dessas mostras de cinema. Bom, o filme é experimental, bem produzido e tem um enredo interessante. Nada de novo em relação a isso. Mas o casal agora está em busca de produzir um novo filme. E aí foram pra web promover seu trabalho anterior e pedir que as pessoas ajudem nessa nova empreitada inscrevendo-se no site Spout. Cada inscrição converte-se em 1 dólar que será doado pelo Spout que, por sua vez, é um site desenvolvido por cineastas para indicação de novos filmes e diretores. Nesse exato momento em que escrevo esta linha eles já conseguiram US$ 5,460.00. Bom, isso sim é o que podemos chamar de financiamento público. Quem gostou do trabalho deles vai lá e banca o próximo filme. No blog dos dois uma série de podcasts sobre o circuito internacional de festivais e outras informações. Acompanhe. (aliás, pra atualizar antes de concluir o post, eles já levantaram mais US$ 141.00 nesse exato momento)

Você está doente?

Se você é hipocondríaco e ao menor sinal de que vai ficar doente corre até a farmácia mais próxima, acho que vai gostar de conhecer esse site. Ele pode ser útil no caso de uma epidemia. Você fica sabendo quantas pessoas estão doentes num determinado local e quais os sintomas. Se aparecer um pobre diabo infectado com a gripe aviária, por exemplo, não há muito o que fazer nesse momento numa farmácia mas dá pra correr até o mercadinho pra estocar comida e mantimentos. Se a vítima for você, favor avisar no site. Dica do Freakonomics.

8.6.07

Marcas 001

Lovemarks é o título de um livro do CEO da Saatchi&Saatchi, Kevin Roberts, lançado há alguns anos, que virou até site onde ele elenca uma série de atributos que fazem uma marca ser amada, desejada e respeitada pelos consumidores. A partir dessa idéia, aqui vai mais uma série deste blog: Marcas. Uma seleção de marcas, empresas e produtos que foram além no conceito de meros objetos ou utensílios e serviços. São ícones ou símbolos de algum estilo, sentimento ou aspiração. No nosso critério, essas marcas devem valorizar os seguintes atributos:

1) Benefícios diferenciados, inusitados e surpreendentes
2) Relevância para o consumidor
3) Coragem em romper normas
4) Qualidade estética e design elaborado
5) Oferta de serviços como poucos conseguem oferecer
6) Poder de sedução pelo conceito que consegue transmitir
7) Maneira como se divulga
8) Capacidade de se renovar e de inovar
9) Tem que ter produtos que sejam bons de ver, pegar e usar
10) E esse item é só pra fechar num número redondo : )

Na verdade o critério é bem subjetivo. A maneira e o porque lidamos melhor com uma marca não é fácil entender. Mas sabemos quando isso acontece e aqui a gente mostra e tenta explicar um pouco o porque. Começando com a livraria onde você pode comprar o livro do Kevin, a Amazon. A intuição e a coragem do Jeff Bezzos ao largar o mercado financeiro e partir na aventura de montar uma livraria virtual nos garantiu acesso a um dos mais completos serviços de e-commerce do mundo. Além da praticidade de escolher no catálogo online seu milhares de produtos e poder fazer o pedido num click, a Amazon inovou ao aproveitar as facilidades da internet, seu poder viral e sua capacidade de identificar os usuários. As wish list, os comentários de compradores e as recomendações baseadas nas outras escolhas de quem comprou determinado produto, viraram item obrigatório em qualquer loja virtual. Apesar de não ser um habitué das compras online, vai aqui minha declaração de admiração pela marca Amazon. Existem muitas outras. Pra você, quais são?

Coca-Cola gigante

A Coca-Cola tem motivos pra comemorar. O lançamento mundial da versão Zero é considerado o mais bem sucedido produto da marca no último 20 anos, depois de várias tentativas frustradas. No Brasil, além de festa tem mídia diferenciada no metrô. Leia aqui na notícia do Blue Bus enviada por Déia e veja o link do vídeo. O projeto é da PlusMedia. Também vale a pena conhecer o que eles fazem.

6.6.07

Nizan em forma

Para entender como o mercado publicitário está se movimentando (e pra qual direção), é sempre bom acompanhar o baiano Nizan. Agora mais magro, ele tá mais ativo do que nunca. Pretende abrir capital na bolsa com seu grupo formado por empresas de publicidade, serviços de marketing, conteúdo e entretenimento. Toca a Africa e a N/Idéias. E deve se mudar em breve pra um novo prédio. Pra saber mais, clique aqui.

Papel falante

Você encosta a mão e ele fala. Imagine o cartaz na parede falando ou cantando um jingle. Leia aqui. Notícia da BBC.

4.6.07

A Salem em cartaz

Ótima ação da Salem envolvendo a convergência de algumas plataformas para promover a marca Samsung no dia dos namorados: site, cinemas e as experience store da marca. Veja no CCSP.

1.6.07

Blog 003

Gadgets e novas tecnologias. Esse é o tema do blog que o Gaba tá indicando com as ultimas novidades e tendências. Nesse link, só as inovações pra casa. Algumas esquistas e outras interessantes.

Mais Gates

E já que o assunto é com Bill Gates, vejam aqui a demonstração do mais novo lançamento da Microsoft, que a Déia mostrou nesse post abaixo. A apresentação é feita pelo próprio Gates.

31.5.07

Cena rara

Não é todo dia que dois dos maiores empreendedores desta era aparecem juntos pra um bate-papo. Ontem foi um desses dias. Bill Gates e Steve Jobs lado-a-lado num evento promovido pelo Wall Street Journal. O D5.

divórcio

Eles mantém um relacionamento. Ela pede o divórcio e explica o porquê durante um jantar. Depois de cada um expor suas idéias ela vai embora e o deixa só. Ele é o publicitário e ela o consumidor. Trata-se da campanha das Soluções digitais da Microsoft. O diálogo é sensacional. Acompanhe a ação no bringtheloveback.com

o futuro é agora 2

veja o novo computador da microsoft, que aposenta teclado e mouse.

o futuro é agora

veja aqui gadgets sensacionais que logo estaremos usando.

30.5.07

Sinta-se numa barbearia

Coloque um fone no ouvido (só vale com isso) e clique aqui. Vai abrir um blog que tem um player de áudio. Clique em play e ouça. Não vou entrar em detalhes. A experiência é interessantíssima e, só pra informar, você vai ouvir uma gravação realizada no método binaural. Dica do Gustavo Nogueira.

Niemeyer em Berlin

Aqui, os brasileiros comemoram os 100 anos Niemeyer com eventos e exposições. Em Berlim, os alemães comemoram os 50 anos dos edifícios do bairro de Hansaviertel. Entre eles está uma obra do nosso arquiteto que faz parte do conjunto. Notícia do UOL enviado por Bia. Veja aqui.

Mexa-se

A publicidade agora também é móvel. Por isso, pesquisem mais sobre mobile marketing. Nosso vizinho aqui em cima, a Okto, é um fornecedor da área. Vejam os cases pra entender um pouco do que pode ser feito e oferecido a possíveis clientes. A dica é do Marcelo.

29.5.07

Demasiadamente reality

A Endemol, criadora do Big Brother, lança na Holanda um programa que vai acompanhar a escolha de um doador de rins. Até que ponto a realidade pode virar um show? Notícia da BBC.

pós-produção para leigos

Ele se considera visual effects artist. E pra quem não sabe o que a pós-produção é capaz de fazer pelos seus trabalhos ele mostra de forma bem didática a transformação. Além do mais o site é lindo e clean. Veja aqui.

Movimento dos Sem Cinema

O Ministério da Cultura está apoiando um projeto que pretende estimular a realização de filmes em cidades com menos de 20 mil habitantes que não têm cinema. Os habitantes viram cineastas e personagens também. E os filmes são exibidos ao ar livre. Notícia da Folha enviada por Gaba. Veja aqui no clipping online.

Karaokê

Sem muita explicação. Vá nesse site, clique em "start voice search" e cantarole o trecho de uma música famosa no microfone do seu computador. Tente "Hey Jude", "Fly Me To The Moon", "Garota de Ipanema" ou o tema de Star War. Não precisa da letra, basta solfejar. Agora clique em "done" e... bom, descubra o que acontece você mesmo. Se não funcionar é porque sua afinação tá bem ruinzinha. Vá treinando. É impressionante (mas parece que não funciona bem com Firefox).

28.5.07

Nokia é tendência

A Nokia acaba de lançar o projeto "A tendência nos conecta", reunindo nomes como Angeli, Fernanda Keller, Speto e Gui Paganini para compôr um time de formadores de tendências. Criaram um site no estilo cool hunting que deve gerar conteúdo para anúncios e programetes de TV, além de outras mídias. Site bem feito. Conferir.

Mais Guarapiranga

Nesse link e nesse outro, mais informações sobre Guarapiranga. Agora em áudio.

Guarapiranga revitalizada

O projeto de revitalização de Gurapiranga parece que vai sair do papel. No site da Prefeitura de São Paulo mais informações sobre os investimentos que estão sendo aprovados. Dica do Gaba.

24.5.07

O que é product placement?

Product placement é o primo rico do maerchandising. Mas nada define melhor o seu significado do que esse vídeo. Dica do Roger Sakamoto.

22.5.07

Quebrando o gelo

A tendência de se estabelecer lojas ou as chamadas "experience store" de curta duração é radicalizada nesse conceito do IceHotel. Um lugar todo feito de gelo que funciona até derreter. É uma atração que vem fazendo sucesso há algum tempo em diversas cidades do mundo. Esse ano acaba de ser aberto na Dinamarca. A Absolut mantêm um bar lá dentro onde serve apenas a sua vodka. Notícia do CCSP.

Graffiti no castelo

O graffiti já ganhou as paredes de nossas ruas, de muito apartamento descolado, de galerias de arte, de vagões de trem e de outdoors. Na Grã-Bretanha ele foi parar na fachada de um castelo. E os autores são 4 brasileiros, entre eles os Gêmeos (os muros de São Paulo já não são mais suficiente pra eles). Aqui a matéria da BBC sobre essa ação. E aqui o site do projeto. Pra ir direto no vídeo, veja os grafiteiros em ação nesse link do YouTube.

Taiff na Veja

Na página 100 da Veja dessa semana, destque pra Taiff como uma das marcas que souberam aproveitar o momento favorável da economia brasileira dos últimos anos. Segundo a revista, seus produtos que antes custavam entre R$ 120,00 e R$ 350,00, hoje é vendido abaixo dos R$ 100,00 para atender o aumento da demana da classe CD. A gerente de marketing da Taiff, Débora Bergamasco, diz que as vendas cresceram 25% no ano passado.

21.5.07

Vídeos pra todos os gostos

O Matt do post abaixo rende mais esse. Já que o assunto é dar atenção ao que tá rolando na web, vai aqui a lista dos vencedores de um concurso (já tem uns dois meses) do YouTube para eleger os melhores vídeos já vistos no site. Além do "Where The Hell Is Matt", tem lá o "Free Hugs", o "Ok Go" e o tal do "Ask A Nija" entre os eleitos. Tem muito outros não tão conhecidos mas também muito bons. Acesse para ver todos. Vale a pena descobrir como tem gente fazendo coisa bem interessante apenas com uma webcam no monitor e uma idéia na cabeça.

Dançando conforme a música

Procure o post da alguns dias atrás "Uma idéia na mão". Lá tem o vídeo do maluco que dança em vários lugares do mundo. Matt é um sucesso na internet há um bom tempo. O tal Matt trabalhava numa empresa de games e resolveu tirar seis meses pra rodar o mundo com um colega de trabalho. Na empresa ele costumava fazer essa dancinha desengonçada e o amigo resolveu filmá-lo fazendo o mesmo nos pontos turísticos das cidades por onde passavam. Sucesso de público, a Adams aproveitou e bancou uma segunda viagem patrocinada pelo chiclete Stride. No site de Matt tem lá no cantinho a marca do chiclete e no vídeo tem o agradecimento ao patrocinador. Até na forma de se promover a Adams soube utilizar o meio: aproveitou o potencial da internet junto aos jovens, a irreverência de um "garoto propaganda" que não precisou de nenhum investimento da marca pra se popularizar e entendeu que a relevância do personagem estava na sua dança e nas viagens. Ou seja, o produto não poderia tomar o papel do protagonista. A Stride tá lá, discreta, sem querer ser um comercial de nada, apenas a patrocinadora de um baita sucesso. Como descobri isso? Fazendo exatamente o que a Adams queria: curioso em saber que diabos é a Stride que aparece no site e nos vídeos fui parar num hotsite tão maluco e divertido quanto a dança de Matt. Vi também alguns blogs que contam a história toda, inclusive a ação da Adams. O negócio já gerou até paródia no Brasil. Na internet é preciso um pouco mais de inteligência e habilidade para saber onde, quando e como explorar uma marca pra conquistar a audiência.

Marketing direto da Accor

A Accentiv é uma das empresas do Grupo Accor que está apostando no mercado brasileiro de marketing direto e de incentivo. Na Gazeta Mercantil de hoje matéria sobre a chegada da Accentiv e de outras multinacionais do setor.

19.5.07

MasterCard novamente: desdobramento

Alguns posts lá atrás falamos do projeto da MasterCard de levar um balonista pra percorrer o país. A campanha prosegue apresentando seu primeiro destino, o Pará. Veja aqui o blog da campanha com textos, imagens, vídeos e áudio sobre a viagem. Boa referência.

? 1

Restaurante, loja e agência de publicidade. Essa é a proposta da Surf On Air, com escritórios (podemos chamar assim?) em NY e Paris. Sua filial no Brasil é recente, fica nos Jardins e reúne alguns "mudernos" na cidade. Alguém aí tem mais informações do que eles fazem e como fazem?

Objetos do desejo

Livro da Cosac sobre o design e suas implicações na indústria, no consumo e no comportamento desde 1750. Além do tema interessante, o design da capa é você quem faz.

Chocolate grafitado

Dez grafiteiros de Nova York desenharam as embalagens da Chocolate Bar NYC. A edição limitada está à venda e parte do dinheiro vai para o Projeto All Star de ajuda às crianças.

18.5.07

Link 006

Dois bons links indicados no CCSP para quem gosta de bom design e ilustração.

Link 005

Enviado por Déia: freeset

Reciclando III: Jovens: quem, quando, como e onde?

Original de 30.08.2006 - Se está difícil entender o comportamento do consumidor moderno, imagine o tamanho da dificuldade quando esse consumidor está na faixa entre os 12 e 18 anos. Pra saber o que querem, como se comportam, como se informam e como consomem, a Editora Abril traçou um perfil do jovem brasileiro a partir do seu núcleo de revistas jovens, formado pela Bizz, Capricho, Super Interessante e Mundo Estranho. O resultado é um dossiê online completo e muito bem organizado, com vídeos, gráficos de pesquisa, depoimentos, artigos e análises por segmento, de bebidas a carros. Interessante para sociólogos, planejadores e publicitários em geral. Confira.

Reciclando II: Melhores sites segundo a Time

Original de 15.08.2006 - A revista Time elegeu pelo quarto ano consecutivo os melhores sites do mundo. A seleção destaca endereços como o My Space e o YouTube, confirmando o prestígio das ferramentas popularizadas pela Web 2.0. Veja a lista dos 50 mais aqui e aproveite pra acessar também essa outra lista da própria Time comentando os sites mais úteis desde sempre. Mais uma pro bookmark.

Reciclando I: Direto à fonte

Essa série de posts está reaproveitando material do antigo blog da HG2 que será desativado. Como alguns assuntos ainda são de nosso interesse, entram aqui como novos. Alguns reeditados.

Original de 14.08.2006 - Caso você não curta intermediários, esse link aqui é uma boa forma de ir direto a algumas das fontes deste blog. Piers Fawkes, do site PSFK, enumera os principais sites que hoje são referência para quem tá afim de ficar up to date com o que há de mais inovador em publicidade, marketing, conteúdo, branding, merchandising, mídia, entretenimento, tecnologia, moda, design e o que mais couber nesse caldeirão. Ele próprio um caçador de tendências, divulgou a lista no AAAA 2006 Account Planning Conference, que ocorreu em Julho do ano passado em Miami. Os brasileiros que estavam lá resolveram lançar um blog contando as novidade do evento (inclusive essa sobre a lista). Eles fazem parte do Grupo de Planejamento, formado por profissionais de agências como JWT, LewLara, Leo Burnett, AlmapBBDO e DPZ. Vale conferir e incluir nesse seu bookmark que vai começar a ficar mais interessante. Em breve, uma seleção desses endereços na série de posts "Link"

Blog 002

Aproveitando o post abaixo com o link do blog haha.nu, fica esse endereço como dica pra o seu bookmark naquela categoria de sites sobre tendências, inovações e afins (coisa que inclusive esse gps se esforça pra ser). Entre os milhares congêneres, esse se destaca por ser uma miscelânia de referências, algumas esquisitas, outras sem sentido nenhum, muitas interessantes. Não parece ter a pretensão de ser um "cool hunting" com o compromisso de falar das últimas em design, marketing, comunicação, novas mídias e coisa e tal. Como demonstração, um link que é puro entretenimento (preste atenção) e esse outro que tem bem essa carinha de "olha o que há de mais cool por aí galera!". Nos dois casos, vale a pena explorar suas fontes originais aqui e aqui.

Uma idéia na mão

Fabrício da Gota Projetos envia esse link. A idéia não é tão nova. Fotógrafos e publicitários já fizeram o mesmo em seus trabalhos criando esse efeito de fazer justaposição de imagens e confundir suas proporções. Mas o inusitado é o uso dos postais e sua aplicação nos cenários reais. A quantidade de lugares lembra também essa celebridade do YouTube que ficou famoso com uma dancinha esquista que ele tem a cara-de-pau de exibir em cada lugar que percorre pelo mundo. Dançar também não é coisa lá muito nova, viajar idem. Mas a maneira como se pode juntar duas idéias completamente banais podem gerar algo diferente ou no mínimo engraçado. Se servir de inspiração pra algo, guardem.

15.5.07

brand entertainment

Parece que será a nova onda. Nos EUA um programa de TV foi criado em torno do universo conceitual da Axe: The Gamekillers. Programa de 1 hora, feito para o público jovem e foi veiculado somente na MTV. Mostra um cara normal tentando se relacionar com garotas e que é sempre atrapalhado por um dos 14 "gamekillers" . Ou seja, para o jovem ser dar bem com as garotas tem que manter a calma: "Keep Your Cool with Axe Dry". Segundo reportagem do Brainstorm#9 (notícia do dia 14 de maio), parece ser a maneira mais eficiente de atingir tal público pq foge dos formatos convencionais já desgastados ... Vejam o filminho que explica a ação aqui. Sensacional como apresentação do case tbm. Ganhou prêmio de Campanha Integrada de Marca no One Show deste ano.
Por aqui a BossaNova Filmes acaba de abrir um departamento de Brand Entertainment.

10.5.07

Caindo na real

O Seconde Life recentemente ganhou sua versão nacional. Prova da sua força que poucos ainda compreendem. Se você é um desses que não entendem como um conceito de um mundo virtual pode ganhar as proporções que vem ganhando entre usuários e anunciantes do mundo real, tente não se confundir ainda mais com essa notícia. Mais "realidade" do que isso impossível.

7.5.07

O mundo das customizadas

O universo das custom publishings é vasto. Principalmente fora do Brasil. Dados não tão recentes colocavam as revistas customizadas como um filão que representava 40% das revistas distribuídas no Reino Unido. Outras fontes informam que o preço de uma página numa publicação desse segmento é 20% mais cara do que num produto editorial independente. O Brasil vem experimentando esse boom só agora, com algumas publicações e editoras consolidadas como a Trip, a Selulloid, a Spring e a Editora Livre. Algumas mais focadas em conteúdo editorial como essas duas últimas e outras mais abrangentes, voltadas para conteúdo multimída, como as duas primeiras. Nos EUA, há inclusive um orgão que reúne as empresas do setor e possui dados interessantes do mercado americano, com cases e produtos editoriais diversos. Na Inglaterra, a BCMA é outra instituição que abrange não só publicações mas toda atividade relacionada a branded content marketing.

6.5.07

Viajando pelo Brasil

A MasterCard acaba de lançar uma campanha que vai levar um balonista a percorrer alguns pontos do Brasil pra usar o seu cartão. O projeto envolver campanha, site e outra ações que podem ser acompanhadas aqui.

Inovando na mídia exterior

A Clear Channel está disponibilizando uma série de vídeos para apresentar algumas ações e recursos criados pelos anunciantes para divulgar suas marcas de forma diferenciada. Vão desde o uso de bluetooth até a pintura das estruturas em cores especiais, reforçando a mensagem exposta nos painéis. São ações que valorizam a mídia exterior dentro do atual conceito de interatividade, mostrando que uma mídia aparentemente tão passiva pode ser uma ferramenta poderosa dentro dessa tendência que aproxima o consumidor da marca.

Link 005

Esse site disponibiliza revistas para serem lidas através de rss e pdf. Na maioria, sobre comportamento, estilo, design, música e coisas afins.

1.5.07

A nova TV

Joost é a nova aposta dos criadores do Skype. É a web TV que alguns apontam ser o modelo do futuro. Outros dizem que não passa de um formato antigo incorporado pela web. O fato é que estão começando a pensar seriamente nas maneiras que assistiremos conteúdo televisivo na internet e com todos seus recursos interativos. O Joost já conta com mais de 30 anunciantes sem nem ainda ter sido lançada oficialmente. Estamos testando aqui a versão beta disponível para convidados inscritos no site. Tem poucos canais, não há possibilidade de enviar conteúdo próprio e os recursos, apesar de melhores do que o de um TV convencional, estão bem aquém do que pode ser oferecido na web ou por uma TV digital. Mas no final das contas, o que se conclui é que a IPTV ou Web TV são a ponta de lança do que deve ser a televisão nos próximos anos. Veja nesse artigo do Adnews comentário sobre o assunto.

20.4.07

Link 004

Se você acha que é pretensão fazer muito ou de tudo um pouco, então veja essa agência de Londres que desenvolve projetos de design gráfico, mídia interativa, mobile marketing, vinhetas, websites e até publicidade. Link do Beda, de Lisboa.

Engenheiro na propaganda II

Um professor de Harvard Business School, David Yoffle, divulgou um estudo recente sobre a quantidade de mídia expontânea para divulgar o lançamento do iPhone. Segundo seus cálculos, a Apple economizou US$ 400 milhões em publicidade paga. O produto foi parar nos telejornais e nas capas de revistas do mundo inteiro, inclusive no Brasil, como notícia e não como propaganda. O produto era capaz de se vender sozinho. É por essas e outras que um bom design e bons engenheiros podem fazer uma empresa abrir mão de uma grande campanha publicitária. É por isso também que todo publicitário deveria pensar no próprio produto como veículo e mensagem dele mesmo.

19.4.07

Engenheiro na propaganda

Essa é minha convicção. Quem vai desempenhar um papel fundamental na publicidade do futuro não serão os criativos, os planejadores, nem o pessoal de mídia, vão ser os engenheiros. Eu dizia isso como chiste, pensando principalmente na necessidade das agências de comunicação passarem a pensar no produto em si, ajudando a desenvolver tanto a forma quanto a função do que pretende ser vendido, pois o objeto na vitrine também deve comunicar algo sem depender unicamente de um conceito genial veiculado num anúncio ou num comercial de TV. Também pensava nisso quando observava os inúmeros recursos tecnológicos que permitiam uma interação maior e mais efetiva dos consumidores com a marca. Basta ir a qualquer feira de ciência ou exposição multimídia pra perceber o potencial de uma série de traquitanas capazes de atrair e interagir com o público. A web e suas ferramentas é uma dessas traquitanas que a gente nem se dá conta mais, mas é ao mesmo tempo produto e mídia, canal de venda e de comunicação. Essa semana, o CCSP informou que a consultoria Accenture apresentou uma análise em que aponta o Google como substituto das agência tradicionais na comercialização de mídia. Com suas ferramentas de busca baseadas em palavras-chaves e, agora, com a aquisição da DoubleClick, o cliente passa a mensurar os resultados e só paga de acordo com o desempenho da campanha online. Engenheiros como Larry Page e Sergey Brin estão aí para dar mais precisão ao negócio da propaganda (isso é tudo o que o anunciante quer) e podem também ajudar a agregar mais valor ao produto e dar mais relevância e impacto na comunicação com o consumidor.